Evento raro: alinhamento entre Júpiter e Saturno acontece hoje (21)

Na noite de hoje (21), Júpiter e Saturno se alinharão perfeitamente que irá parecer que são um único corpo celeste. Isso acontece graças a um movimento raro conhecido como Grande Conjunção.
O evento poderá ser visto ao olho nu na maior parte do mundo, cerca de uma hora após o Sol se pôr. O fenômeno poderá ser apreciado no mesmo dia do solstício de verão no Hemisfério Sul, perto do Natal – o que rendeu o apelido de “Estrela de Belém”.
Júpiter e Saturno se cruzam de maneira regular a aproximadamente cada 20 anos – mas não de maneira tão próxima e visível. Em maio de 2000, por exemplo, houve uma conjunção, mas os planetas estavam muito próximos do Sol para serem visíveis no momento do encontro.
Segundo a Nasa, já se passaram quase 400 anos desde que os planetas estiveram tão próximos uns dos outros no céu, em 1623.
Em seu site, a Nasa divulgou algumas dicas para se ver ao fenômeno em todo o mundo, especialmente em seu ápice nesta segunda-feira (21):
> Encontre um local com uma visão desobstruída do céu. Júpiter e Saturno são brilhantes, portanto podem ser vistos até mesmo da maioria das cidades.
> Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno ficará um pouco mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter até 21 de dezembro, quando Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu.

> Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.

> A cada noite, os dois planetas aparecerão mais próximos no sudoeste na hora após o pôr do sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *