RMVale apresenta melhor mês da série do Caged com 5.027 empregos gerados em outubro

Pindamonhangaba está entre as principais na geração de empregos; Cachoeira e Guará tem período negativo

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) registrou saldo positivo na geração de empregos em outubro. As informações divulgadas na última quinta-feira (26), pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, apontam o melhor saldo para um único mês de toda a série histórica do sistema. Ao todo foram gerados 5.027 empregos nas 39 cidades que compõem a região.
Os mais de cinco mil empregos criados superam o recorde anterior de quando teve início a série histórica do Caged. Em outubro de 2007, a região propiciou 4.696 novos postos de trabalho. Este é o quarto mês consecutivo que a RMVale fecha com saldo positivo. Em julho, foram 616 novas vagas, seguido de agosto (2.218) e setembro (1.669).
Mas somado o saldo positivo do mês de outubro com os resultados de janeiro (280) e fevereiro (2.218) não é possível para a região zerar o desemprego que continua elevado. No acumulado de janeiro a outubro foram 17.715 empregos perdidos. A RMVale registrou, no período, 138.117 admissões e 155.832 demissões. Os piores meses no ranking foram no início da pandemia, com março (-7.088), abril (-13.698) e maio (-6.154).
Entre as cidades que melhor se posicionaram quando avaliado o cenário das admissões e demissões, no mês de outubro, aparecem Pindamonhangaba e Caraguatatuba. Já, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá apresentaram um saldo negativo, 37 e 18 postos fechados respectivamente.
Os dados divulgados pelo Caged apontam que Pindamonhangaba criou 847 novas vagas de emprego e perdeu 565 postos fechando o mês com um saldo positivo de 282 vagas.
O prefeito Isael Domingues (PR) confia que os novos investimentos na cidade serão capazes de reverter o número negativo e fechar o mês de dezembro com a reabertura de todos os postos de trabalho que foram fechados devido a Covid-19. O município contou com a expansão da indústria PSCA (Grupo Prima Sole Components) e receberá, em dezembro, a Lojasmel, 43ª loja da rede e a primeira na RMVale – fatores que contribuem para o saldo positivo.
Em Caraguatatuba foram geradas 642 vagas com carteira assinada, e o saldo positivo foi de 255 novas oportunidades, resultado das funções geradas na alta temporada, com vagas nas áreas de hotelaria, gastronomia e comércio.
ACUMULADO – No período entre janeiro a outubro de 2020 em relação ao saldo entre admissão e demissão todos os municípios da RMVale ainda estão no negativo.
Lorena está em primeiro no ranking das cidades que menos sentiram o número de demissão (saldo de -41), seguida de Jacareí (-353) e Pindamonhangaba (-738).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *