Iochpe-Maxion celebra a transformação da Planta de Cruzeiro com evento para apresentar importante Transformação Operacional

Investimentos em equipamentos de última geração, processos digitais da indústria 4.0 e melhorias em sustentabilidade solidificam a companhia como líder competitivo de mercado

A unidade de Cruzeiro da Iochpe-Maxion celebrou na segunda-feira, 30/11, sua recente transformação operacional com um evento de reconhecimento pelos investimentos realizados e pelos inúmeros esforços do time visando sempre aumentar a competitividade, por meio de importantes melhorias em infraestruturas, processos de fabricação e sustentabilidade e de renovação dos locais comuns de trabalho. Centro de Manufatura e Engenharia da Iochpe-Maxion em Cruzeiro, São Paulo, é o berço das duas divisões, a Maxion Structural Components (MSC) e a Maxion Wheels (MX). A planta, que completou 77 anos de fundação em outubro, se estende por mais de 121.000 m², liderando o mercado na produção de componentes estruturais automotivos e rodas de aço para veículos comerciais e agrícolas.
A transformação da unidade teve início com a transferência dos equipamentos de rodas de aço da planta de Guarulhos para Cruzeiro e proporcionou às equipes MX e MSC a oportunidade de reorganizar e agilizar os fluxos de fabricação, além de aumentar tanto a produtividade, quanto a motivação dos colaboradores. As mais importantes melhorias implementadas foram:
• Instalação de uma nova linha de pintura E-Coat e Top-Coat, completamente automatizada, integrada a um sistema de gestão SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) de monitoramento dos parâmetros dos processos de qualidade e eficiência e a instalação de três novas linhas de pintura a pó para MSC;
• Inclusão de vários novos equipamentos (linha de prensa Tandem de 500 toneladas, nova máquina de corte a laser, nova máquina de dobra e a internalização do processo de corte da guilhotina) para reduzir os níveis de estoque e aumentar a capacidade da fábrica.
• Expansão do sistema de abastecimento e tratamento de água em 80m³ para atendimento às operações de modernização, e abastecimento eficientemente da rede de água potável da fábrica;
• Instalação de um novo conjunto de motobomba, o que garante cinco vezes mais capacidade de atuação contra incêndio e prepara a fábrica para futuras expansões;
• Melhorias tanto na eficiência energética, quanto em sustentabilidade com a nova subestação elétrica, que aumentará eficientemente o fornecimento de energia em 30%;
• Instalação de novas luminárias em LED nos postos de trabalho; e realocação e instalação de uma nova central de fornecimento de ar.
E, por fim, tendo como motores fundamentais a inovação de produtos, qualidade de fabricação e atendimento ao cliente, os seguintes projetos de digitalização foram implementados para automatizar e aprimorar os processos-chave:
DataMatrix QR Code, um sistema de medição automatizado de rastreamento dos produtos.
• Implementação do SAP, um software global de gerenciamento dos recursos empresariais (ERP) escolhido pela Iochpe-Maxion, gerando eficiências por meio da padronização de processos e sinergias operacionais globais.
“Nos últimos anos, a Maxion Structural Components fez várias mudanças de infraestrutura e processos de fabricação e investimentos na planta de Cruzeiro para melhorar nossas capacidades”, Luciano Pinho Nilo Jr., Diretor da Planta da MSC Cruzeiro. “Essas mesmas melhorias também estão nos permitindo atender a algumas novas necessidades dos clientes com a construção de uma nova operação de estamparia que produzirá peças estruturais e peças estampadas de pele para veículos comerciais. Esses serão novos produtos para nosso portfólio, aumentando o valor para clientes e partes interessadas”, reforça Luciano.
“O investimento nas operações do Cruzeiro, incluindo a instalação da mais recente tecnologia de pintura, reflete o compromisso da empresa em atender às necessidades em constante mudança de seus clientes”, disse Don Polk, presidente da unidade de negócios Américas da Maxion Wheels. “Especificamente, para nossas rodas agrícolas, com diâmetros de até 46 polegadas, a nova tecnologia de pintura permite que nossas rodas especiais atendam às especificações de qualidade nacionais e de exportação. Estou muito orgulhoso da equipe e do extenso trabalho que realizaram para garantir que nossas melhorias de infraestrutura e processos de fabricação também nos posicionem bem para enfrentar os desafios futuros em digitalização e sustentabilidade”, complementa Polk.

SOBRE A IOCHPE-MAXION
A Iochpe-Maxion é líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. A empresa possui 33 plantas produtivas localizadas em 14 países e conta com aproximadamente 15.000 funcionários, operando seus negócios através de duas divisões: Maxion Wheels e Maxion Structural Components.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *