São José dos Campos se prepara para possível 2ª onda de casos de Covid-19 e reavalia flexibilização

Prefeitura informou que se prepara em estrutura para segunda onda e reavalia flexibilização de atividades e aglomerações.

O secretário de saúde de São José dos Campos, Danilo Stanzani, disse que a cidade se prepara para uma possível segundo onda de alta nos casos de Covid-19 e que reavalia as flexibilizações.
A cidade monitora a evolução dos dados e acompanha a situação na capital paulista, onde há aumento nos casos e internações. São José dos Campos registrou 20.168 casos e 487 óbitos por Covid-19 até esta quinta-feira (19).
De acordo com Stanzani, atualmente há 70 leitos exclusivos de Covid-19. Os leitos foram reduzidos depois das últimas quedas no volume de internações, mas ele disse que os hospitais estão preparados para a retomada, se necessário.
“Estamos bastante atentos ao que está acontecendo em São Paulo que vem tendo aumento na taxa de ocupação, no número de internações. Estamos bastante atentos a isso e já planejando o enfrentamento para uma segunda onda em nossa cidade”, disse.
Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 era de 40% em enfermaria e 26% em UTI.

O secretário afirma que com a alta, a prefeitura vai ter que reavaliar a flexibilização. Atualmente, São José dos Campos está na fase verde do Plano São Paulo. Na cidade, cinemas, eventos como festas e casamentos, academias e restaurantes estão funcionando.
A Secretaria de Saúde avalia um estudo recente publicado na revista científica Nature sobre a Covid-19, que elencou as atividades comerciais com maior risco de contaminação para a reavaliação na cidade.
“A parte de contenção das aglomerações talvez a gente tenha que fazer alguma coisa. Estamos estudando e analisando baseado em um trabalho da Nature, que mostra as áreas da economia que mais impactam na contaminação e vamos usar isso para tomada de decisão”, diz Stanzani.
A prefeitura informou que, apesar da avaliação da Secretaria de Saúde, a possibilidade de fechamento de setores comerciais ainda não foi avaliada pelo comitê de enfrentamento da Covid-19. O grupo vai se reunir nesta sexta-feira (20).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *