Eleição para prefeito segue indefinida após candidato eleito ter morrido na véspera do pleito em Passa Quatro, MG

Após o candidato eleito com 60,8% dos votos ter morrido na véspera da eleição, a escolha do novo prefeito de Passa Quatro (MG) segue indefinida. A Justiça Eleitoral irá decidir se os votos recebidos por Antônio Claret Mota Esteves (PV), que morreu no sábado (14), vão para o indicado pela legenda ou para o segundo colocado no pleito de domingo (15).
Há ainda a possibilidade de nova eleição ser realizada.
O Partido Verde chegou a fazer o pedido de substituição de Claret no próprio sábado, mas as urnas já estavam lacradas. O candidato, que era o atual prefeito, foi reeleito com 5.638 votos na cidade.
Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302).
Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%).
A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.

PEDIDO DE MUDANÇA
A Justiça Eleitoral afirmou que o pedido para substituir a candidatura foi feito dentro do prazo legal e deve analisar ainda nesta semana o caso. Se acatar pela substituição, os votos de Antônio Claret passam automaticamente para o indicado pelo partido: Henrique Nogueira Gonçalves (MDB).
Caso a substituição não seja autorizada, os votos são anulados e a cidade depende de uma decisão judicial para saber se vai ter nova eleição ou se os votos vão para o segundo colocado no pleito, Betinho Paiva. Enquanto aguarda a definição, Henrique Gonçalves segue como prefeito interino.
Por ser vice, ele assumiu o cargo há cerca de duas semanas, quando Claret teve o infarto.

HOMENAGEM A CLARET
Bandeiras foram colocadas a meio mastro na Prefeitura de Passa Quatro em homenagem a Claret.
A cidade declarou luto oficial de três dias. O corpo dele foi enterrado no cemitério da cidade, ainda na tarde de domingo. Claret estava há 35 anos na vida pública. Ele foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Claret ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões. Ele estava internado havia duas semanas após sofrer um infarto e veio a óbito na noite de sábado.

(G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *