RMVale registra baixa adesão na vacina contra poliomielite

Campanha de vacinação aconteceu até está sexta-feira (13)
A campanha de vacinação contra poliomielite terminou nesta sexta-feira (13) em todo o estado de São Paulo. A prorrogação aconteceu devido à baixa adesão da vacina. Apenas 1,1 milhão de crianças menores de cinco anos foram vacinadas contra a paralisia infantil em território paulista. A meta é vacinar 95% do público alvo, o equivalente a 2,1 milhão de crianças. Até o presente momento, a cobertura vacinal é de 52,4%.
Em São José dos Campos, a Secretaria de Saúde informou que foram vacinadas 7.745 crianças com uma cobertura de 22,23%. A meta é vacinar 34.847 crianças na faixa etária de 12 meses a 4 anos (95% das crianças até de 12 meses a 4 anos).
Na cidade de Jacareí, a cobertura vacinal atingiu 46%, com 7.497 doses aplicadas. A Secretaria de Saúde informou que a campanha não será estendida, mas quem procurar as unidades de saúde querendo se vacinar, será permitido.
Em Caraguatatuba, a campanha nacional contra poliomielite vacinou 3.192 crianças de um ano a até menores de cinco anos de idade, que representa 51,6% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, ou 6.179 crianças.
A Prefeitura ainda reforça que existem as vacinas penta, que imuniza as crianças contra difteria, tétano e coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B, e a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.
Outras vacinas também são importantes para prevenir doenças, como varicela, rotavirose, febre amarela, doença pneumocócica, HPV (Papilomavírus Humano).
De acordo com a Secretaria de Saúde do governo do estado, assim como a campanha contra a pólio, a de multivacinação também está bem abaixo da meta. Desde 5 de outubro, quando teve início, cerca de 724,7 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos comparecerem nos pontos para atualização da carteira vacinal. Destes, 344,9 mil tiveram vacinas aplicadas, representando 47,6% do público-alvo. Já na faixa de crianças com menos de um ano, o resultado é um pouco mais positivo. Das 377,6 mil que estiveram nesses serviços, mais de 265,6 mil foram vacinadas, o que representa 70,3% do total.
No GVE de Caraguatatuba, a cobertura é de 44,8% na faixa de 5 a 14 anos e 62,1% em crianças menores de um ano e. No GVE São José dos Campos a cobertura está em 52,2% e 58,3%, e no GVE Taubaté em 48,2% e 67,4% respectivamente (de 5 a 14 anos e menores de 1 ano).
Os pais ou responsáveis interessados em vacinar as crianças devem leva-as em um posto de saúde do município com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *