Embraer anuncia demissão de 900 funcionários de unidades do país; São José será mais afetada

Embraer informa que medida é ‘ajuste na estrutura para enfrentar impactos da Covid-19 e do cancelamento da parceria com a Boeing’
A Embraer anunciou na quinta-feira (3) a demissão em massa de 900 funcionários em todo o país, 4,5% do seu efetivo total. Os desligamentos serão feitos hoje.
As unidades em que ocorrerão os desligamentos não foram divulgadas, mas a maior parte virá de São José dos Campos, que concentra a aviação comercial da empresa – setor mais afetado pelos impactos da Covid-19 e metade dos 20 mil funcionários da companhia no mundo.
A medida, segundo a fabricante, decorre dos impactos causados pela Covid-19 na economia global e pelo cancelamento da parceria com a Boeing.
“O objetivo é assegurar a sustentabilidade da empresa e sua capacidade de engenharia”, disse a Embraer, em comunicado.
Para os 900 demitidos, a Embraer informou que vai oferecer plano de saúde até março de 2021 e vale alimentação até dezembro de 2020.
Além das demissões, mais 1,6 mil trabalhadores da Embraer aderiram aos três planos de demissão voluntária (PDV) abertos pela companhia e também sairão da empresa. O processo de desligamento deve ser efetivado na sexta-feira (4).
A Embraer informou que adotou medidas para preservar empregos desde o início da pandemia, como férias coletivas, redução de jornada, lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho), licença remunerada e PDV.
Também reduziu o trabalho presencial nas plantas industriais, segundo a companhia, com o objetivo de “zelar pela saúde dos colaboradores e garantir a continuidade dos negócios”.
Defensor de estabilidade aos trabalhadores da Embraer em meio à pandemia, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos ainda não se manifestou sobre as demissões, mas deve tentar revertê-las.

AVIAÇÃO
A pandemia afetou diretamente a aviação comercial da Embraer, cuja produção é concentrada em São José dos Campos.
No primeiro semestre de 2020, o setor apresentou redução de 75% das entregas de aeronaves, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Além disso, a situação se agravou com a duplicação de estruturas para atender a separação da aviação comercial, em preparação à parceria cancelada com a Boeing, e pela falta de expectativa de recuperação do setor de transporte aéreo no curto e médio prazo.
“A companhia reconhece e agradece o empenho sempre demonstrado pelos profissionais que deixam a organização neste momento. E conta com o engajamento de todos para atravessar a grave crise atual e manter a empresa competitiva no mercado global”, informou a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *