Cidades do Litoral Norte pedem ajuda do Estado de SP para evitar invasão de turistas no feriado

Municípios registraram praias cheias no último fim de semana e a preocupação entre os chefes do executivo é que com o feriado as aglomerações tomem proporção maior.

As cidades do litoral norte de São Paulo pediram ajuda do governo estadual para ampliar as frentes de fiscalização contra aglomerações durante o feriado prolongado da Independência.

Com o calor e flexibilização, o litoral norte registrou praias cheias no último fim de semana e a preocupação entre os chefes do executivo é que com o feriado as aglomerações tomem uma proporção ainda maior em meio à pandemia de coronavírus.

Juntas, as cidades do litoral norte de São Paulo registraram mais de 5,5 mil casos e 154 mortes por Covid-19 até último balanço feito pelo nesta quinta-feira (3).

REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura de Caraguatatuba pediu que o Governo de São Paulo ajude na estrutura do município para lidar com aglomerações. A cidade ainda vai intensificar a fiscalização sobre o funcionamento de quiosques e bares, além dos ônibus de turismo de um dia, que ainda estão proibidos na cidade.

“Pedimos o apoio do governo do estado em relação a Polícia Militar, Polícia Rodoviária e a vigilância sanitária. O objetivo é coibir os excessos das pessoas que estão fazendo aglomeração, que não estão utilizando máscara. A gente pede o apoio do governo do estado nesse sentido para coibir os excessos”, disse em entrevista ao Jornal Vanguarda.

São Sebastião também pediu ao governo estadual reforço de policiais militares e rodoviários e vai fazer bloqueios nos acessos à cidade.

As barreiras sanitárias devem ocorrer a partir de sexta-feira no Jaraguá e Canto do Mar, bairros da Costa Norte no limite com Caraguatatuba, e em Boraceia, na Costa Sul, no limite com Bertioga.

As pessoas terão a temperatura corporal medida pelas equipes e responderão breve questionário, além de serem monitorados e orientados sobre possíveis sintomas. Os pneus dos veículos serão desinfetados.

Ubatuba pediu reforço da PM para conter aglomerações. A vigilância vai trabalhar junto com a fiscalização e continuar atuando na cidade. Não serão feitas barreiras sanitárias.

FORÇA-TAREFA

Já Ilhabela vai apostar em uma força-tarefa com a estrutura que já atua na cidade, com Polícia Militar e vigilância sanitária. A partir de sexta-feira (4) os turistas serão recebidos por equipes na balsa e terão que assinar um termo de ciência com as regras e normas para evitar a disseminação do coronavírus.

Entre as regras, estão algumas específicas de alguns segmentos, como a do ecoturismo, que define que todos os passeios tenham guia e no máximo grupo de seis pessoas. É necessário agendamento.

A sinalização para uso de máscara e fiscalização serão reforçadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *