Decreto em Cruzeiro fecha supermercados e abre igrejas aos finais de semana

A Prefeitura de Cruzeiro publicou um decreto em que determina o fechamento de supermercados aos finais de semana como uma forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus, ao menos até o dia 23 de agosto. O texto, já em vigor, limita o funcionamento aos sábados, domingos e feriados a igrejas, farmácias e postos de gasolina.
O decreto foi publicado pelo prefeito Thales Gabriel (SD) no dia 8 de agosto, em texto em que o município avança para a fase amarela do Plano SP.
Pelas novas normas, somente devem ficar autorizados para o funcionamento aos finais de semana e feriados os serviços de delivery de alimentação, bebidas e gás de cozinha; farmácias e postos de gasolina, além de igrejas. As padarias poderão abrir aos sábados, das 6h às 12h.
Os demais estabelecimentos não deverão funcionar aos sábados e domingos, com abertura de segunda a sexta-feira, com horário de funcionamento estendido para seis horas diárias.
O decreto também autoriza o funcionamento de setores antes fechados, como bares, restaurantes, academias e salões de beleza. Todos poderão ser abertos em dias de semana, mediante o cumprimento de normas.
Questionada sobre os critérios adotados, a prefeitura informou que decreto do governo coloca o culto como atividade essencial, mas estabelece número de fiéis restrito e regras de distanciamento, higienização, uso de máscara e álcool em gel. “Porém, a Diocese não liberou ainda a abertura das igrejas católicas e nem realização de missas ou demais celebrações”, diz nota.
“Devido ao grande número de pessoas circulando nos supermercados, a prefeitura entende que com essa restrição aos finais de semana a possibilidade de contágio torna-se pequena, além dos mesmos permanecerem abertos de segunda a sexta-feira em seus horários vigentes”, acrescenta o texto do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *