Vale do Paraíba deve seguir na fase laranja do Plano São Paulo, diz coordenador do Gabinete de Crise

Governo de São Paulo divulga a atualização das regiões no Plano São Paulo na sexta (24).

O Governo de São Paulo divulga na sexta-feira (24) a atualização das regiões do estado no Plano São Paulo. Atualmente, o Vale do Paraíba está na fase laranja do plano de flexibilização da quarentena. Donos de bares, restaurantes e salões de beleza desejam que a região avance à fase amarela para poderem reabrir os estabelecimentos. Entretanto, a previsão é de permanência na faixa laranja.
Quem faz essa análise é o coordenador do Gabinete de Crise, Santiago Falcão. Ele aponta que os números não tem colaborado para que o Vale do Paraíba passe para a fase amarela.
“A gente vê um leve aumento de casos, mais um aumento de 17% das internações de uma semana para outra. Hoje, quando vemos os dados, houve uma melhora de casos, mas ainda possui uma aceleração de internações e uma aceleração de óbitos. Ainda não sei como vão se comportar os dados nos próximos dois dias na região. Mas a expectativa é de estabilidade. Com a aceleração que estou vendo agora, isso ainda classifica a região na fase laranja atualmente”, afirmou em entrevista ao Link Vanguarda.

Na última terça-feira (21), o prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior (PSDB), fez avaliação semelhante durante uma transmissão online.
“Temos um grupo de prefeitos do Codivap, estamos no mesmo grupo de whatsapp, nos falamos todos os dias. O Codivap contratou uma consultoria que nos ajuda a controlar todos os dados, para nos mostrar em que fase nós estamos. Ela nos fala se a taxa de ocupação está muito alta, se estamos tendo uma alta muito grande. A taxa de ocupação nesse momento está acima de 70% e, se continuar assim nos próximos dois dias, isso vai nos impedir de passar à fase amarela”, ressaltou.

ANÁLISE REGIONAL
O Plano São Paulo avalia os números da região como um todo em vez de avaliar cidade por cidade. Por isso, mesmo que um município tenha números que permitam avançar à próxima fase, ele pode continuar na mesma faixa caso os números da região não permitam o avanço.
Ortiz Júnior, por exemplo, acredita que Taubaté teria condições de estar na fase amarela do Plano São Paulo caso a avaliação fosse individual.
“Se avaliássemos somente Taubaté, poderíamos passar de fase. Nossa taxa de ocupação de UTI está abaixo de 60%. Ocorre que a avaliação é de todas as cidades do Vale. Temos cidades um pouco piores e outras melhores. Essas piores acabam puxando. Isso nos impede de avançar. Não teria sentido fazer cidade por cidade. O Vale é uma região em que as pessoas circulam entre as cidades. Por vários motivos, as pessoas se deslocam. Tem todo o sentido avaliar toda a região. Algumas cidades neste momento estão em um momento pior e acabam impedindo de avançar”, afirmou.
O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB), faz uma avaliação otimista dos números.
“O que tivemos aqui na região um número mais elevado foram os óbitos. Vale lembrar que os óbitos de hoje correspondem a internações de 20 dias atrás em média. Até o dia de hoje, todos os indicadores e aqueles mais importantes para ter a fotografia do que está acontecendo do ponto de vista epidemiológico hoje na região apontam, sim, para uma evolução para a fase amarela”, comentou ao Link Vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *