Novo coronavírus dispara entre idosos após surto em instituição de Guará

São 16 confirmações entre domingo e segunda-feira com 13 casos em pessoas acima dos 60 anos; informações geram questionamentos na cidade.

A secretaria de Saúde de Guaratinguetá divulgou um surto de infecções por novo coronavírus em uma instituição de longa permanência do município. Não houve confirmação oficial por parte da administração municipal se a instituição é uma casa de repouso ou asilo, mas o número de idosos infectados disparou nas últimas 24 horas. Na instituição foram 13 pessoas infectadas.

Houve aumento de casos confirmados no Centro de Guaratinguetá. Foram 16 novos casos entre domingo (21) e segunda-feira (22). Todas as novas contaminações são da região central, que até o último domingo, havia registrado apenas um caso suspeito de Covid-19 e dois confirmados. Na segunda-feira, o número de testagem positiva chegou a 18.

A informação foi confirmada pela secretária de Saúde, Maristela Macedo, que não confirmou o nome da instituição. “Vou pedir para não entrar em detalhes, pelo sigilo e preservação de direito do proprietário e das pessoas que ali moram. É uma instituição de longa permanência, mas tudo que tinha que ser feito para conter o surto foi feito de acordo com as normas da Vigilância Sanitária”.

Dos 16 novos casos confirmados, 13 são distribuídos em faixas etárias acima dos 60 anos. No domingo, eram dez pessoas com idade entre 61 e 70 anos com Covid-19, e na segunda-feira eram 14. Na faixa de 71 a 80 anos, houve aumento de 7 para 9 casos. Acima de 81 anos foi registrado um salto de 3 para 10 confirmações.

O Jornal Atos entrou em contato com instituições de repouso instaladas no Centro de Guaratinguetá. Em uma delas, foi informado que os funcionários “não estavam permitidos a comentar o caso”. A secretaria de Saúde não divulgou o nome da instituição e detalhes das testagens feitas e sobre a divulgação de casos suspeitos e confirmados por essa unidade.

“As pessoas que residem nesse local foram separadas, entre positivos e negativos. Alguns funcionários foram colocados em quarentena. Mas nenhum caso grave, todo mundo passa bem. Daqui sete dias a gente vai repetir a testagem para ver se por acaso algum caso que tenha dado negativo não positivou nesta semana. Nosso monitoramento continua com relação a esse surto”, detalhou a secretária.

Maristela foi questionada se há uma preocupação maior com o Centro da cidade, que teve um disparo de casos positivos. “As medidas que eram necessárias foram tomadas. Essas pessoas não estavam circulando e não vão circular, com exceção dos funcionários que foram devidamente orientados, ao isolamento social durante 14 dias. A gente pede que as pessoas tomem as medidas sanitárias de sempre”, concluiu.

Segundo a própria secretaria de Saúde, apenas um dos 13 “residentes” da instituição apresentou sintomas graves de coronavírus e permanece internado. No município, são cinco pacientes diagnosticados e internados com Covid-19, quatro na enfermaria e um na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Fonte: Jornal Atos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *