Empresa de Taubaté testa 650 respiradores comprados da Turquia pelo Governo de SP

Equipamentos começaram a ser entregues nos hospitais na sexta-feira (12). Deles, 56 são para a região.

Uma empresa de Taubaté tem montado e testado 650 respiradores comprados pelo governo e que chegaram da Turquia no último sábado (6). Desse total, 56 aparelhos serão entregues em hospitais da região. Eles começaram a ser distribuídos a partir da sexta-feira (12) e as cidades que receberão são Caraguatatuba, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté.

Os equipamentos, importantes para as internações mais graves por coronavírus, estão sendo montados e testados em São Paulo pela empresa taubatena. Na capital paulista, o trabalho tem sido feito por uma equipe de mais de 30 pessoas e durante todo o dia. Depois de ser desembalado, eles ficam prontos em no máximo duas horas de acordo com o engenheiro clínico responsável pela empresa, Eric Andrade.

“Os equipamentos chegam nos aeroportos, imediatamente eles vão para o HC [Hospital das Clínicas], onde a gente monta os equipamentos. Nossa equipe faz a montagem, calibra e realizamos alguns ensaios. Depois disso, disponibilizamos eles para o estado”, contou.

“Esse teste é importante. É a principal etapa para liberar o equipamento para uso clínico, para o uso pretendido. É onde asseguramos que os parâmetros ajustados pelo médico, pelo fisioterapeuta, estão fidedignos e de acordo com a necessidade do paciente”, acrescentou.

Os respiradores passaram a ser um dos principais meios de tratamento para pacientes em estado grave pela infecção do coronavírus.
“Independente do equipamento ser da Turquia, ser nacional ou ter qualquer procedência, o funcionamento é sempre o mesmo. Ele busca dar ao paciente o suporte respiratório para quando o paciente não consegue respirar. Ele faz a função do pulmão”, explicou Eric Andrade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *