Clubes do passado: Campeão da A3, Cruzeiro FC desativou futebol e tem apenas clube social

Papagaio do Vale foi fundado em 1914 e faturou terceira divisão na década de 1980

A série Clubes do Passado conta nesta reportagem a história do Cruzeiro Futebol Clube. Localizado na cidade de Cruzeiro, no Vale histórico, o clube foi fundado em 1914 e teve seu auge no futebol no final da década de 70 e início dos anos 80, jogando as divisões inferiores do futebol paulista e disputando uma vaga na elite estadual.

Cruzeiro Futebol Clube — Foto: Acerto oficial do Cruzeiro Futebol ClubeCruzeiro Futebol Clube — Foto: Acerto oficial do Cruzeiro Futebol Clube

O Cruzeiro FC foi fundado em 3 setembro de 1914 por um grupo de esportistas da cidade, que se reuniram dispostos a dar início a uma agremiação social e de prática de futebol no município. Por pouco a equipe não se chamou Bela Vista, em homenagem a uma fazenda do mesmo nome. Porém, após debates, por sugestão do professor Virgílio Antunes ficou decidido que o nome seria “Cruzeiro Foot-Ball Club” (sendo abrasileirado anos mais tarde para “Futebol Clube”) em homenagem à cidade, e que o clube teria as cores verde e branco.

O Dr. Maurício da Rocha Sobrinho, primeiro presidente da história do clube, afirmou em 13 de agosto de 1916 que a agremiação existia com o objetivo de criar uma identificação com a população, conforme este trecho retirado do livro Fragmentos da História, que conta a história do clube:

“Lembrai-vos que o Cruzeiro F. Club, nas condições de progresso em que está, já não vos pertence, não, O Cruzeiro F. Club pertence hoje a toda a sociedade cruzeirense, hoje este Club é um patrimônio desta cidade. Lembrai-vos, e isto com orgulho.”

Com o objetivo de criar um vínculo maior com a cidade, o clube deu início a uma sede social, onde aconteceram diversos bailes, festas e recebeu conjuntos musicais ao longo de décadas, mesmo com a mudança de localização anos mais tarde.

Nova construção e primeiras conquistas

O clube chegou a construir um campo para realizar as próprias partidas logo em 1914, mas houve uma disputa de terras após a morte do proprietário da área, o que fez o time precisar realizar nova construção, em outro local. A inauguração deste se deu em 24 de outubro de 1920, com direito a uma grande programação festiva envolvendo toda a cidade. Porém, em campo, o time foi derrotado pela Esportiva de Guaratinguetá, no primeiro jogo realizado na nova ”casa”.

Estádio Virgilio Antunes em Cruzeiro — Foto: Divulgação/Blog As Mil CamisasEstádio Virgilio Antunes em Cruzeiro — Foto: Divulgação/Blog As Mil Camisas

O primeiro título da história do Cruzeiro veio logo no início de sua trajetória no futebol: a Taça Cidade de Cruzeiro, em 1921. Nas décadas seguintes, o time encontrou um rival dentro da própria cidade: o Frigorífico. As equipes faziam duelos marcantes, com a população comparecendo em peso nestes jogos. O time que levava o nome da cidade ainda foi quatro vezes campeão do Liga de Futebol Norte do Estado de São Paulo nos anos de 1939, 1944, 1946 e 1950, sendo este um dos principais torneios regionais que haviam para equipes amadoras do Vale do Paraíba disputar naquela época.

Doação das taças

Um dos pontos mais curiosos na história do Cruzeiro FC aconteceu em 1942. No dia 7 de setembro deste ano, data comemorativa da independência do Brasil, a diretoria da equipe aprovou uma proposta para doar todos os troféus conquistados na história do clube até aquele momento para a “Campanha dos Metais”.

A campanha foi iniciada pela Associação Cívica Feminina e aconteceu em plena Segunda Guerra Mundial como medida de patriotismo. O objetivo era fazer com que todos os habitantes da cidade, por livre e espontânea vontade, levasse à praça principal do município materiais de metal. Uma pirâmide seria montada com os materiais recolhidos, e assim, segundo o conceito daquela época, poderia se “medir o grau de civismo” da população diante do momento internacional conturbado.

Duelo de Cruzeiros

Jogos amistosos eram comuns naquele tempo, e com isso o Cruzeiro FC enfrentou equipes grandes do futebol brasileiro, como Palmeiras e Vasco da Gama, por exemplo. Entre esses duelos, houve um confronto contra o seu “xará” mineiro.

O Cruzeiro-MG era o atual bicampeão mineiro e estava em meio à campanha do tricampeonato quando foi ao interior paulista, em 2 de setembro de 1945. Apesar de ser mandante da partida, o Cruzeiro-SP não resistiu à superioridade do rival e foi derrotado por 5 a 1 pela equipe de Belo Horizonte, que foi completa para a partida e tinha o atacante Niginho como seu principal artilheiro naquele ano.

Pausa nas atividades e retorno com pentacampeonato

O Cruzeiro se manteve atuante no futebol amador até 1952, quando parou pela primeira vez a prática na modalidade, mantendo apenas as atividades que possuía em sua sede social. Neste tempo, o clube chegou a perder o seu campo de jogo, que foi desapropriado pela Prefeitura, o que fez com que o Cruzeiro fizesse uma nova sede social própria, focada em opções de lazer para a população como: piscinas, sauna, campos de futebol, quadras de tênis, entre outras.

Entretanto, na segunda metade da década de 60, o futebol foi reativado e o time voltou com tudo, conquistando entre 1968 a 1972 o pentacampeonato de forma consecutiva da Liga Cruzeirense de Futebol, o maior torneio da cidade, filiado à Federação Paulista de Futebol.

Profissionalização

Em 1975, o EC Taubaté convidou a agremiação para participar do Torneio Integração do Vale, reunindo algumas das principais forças do Vale do Paraíba. Incentivado por esportistas locais e até mesmo de outras cidades, o Cruzeiro participou das edições de 75 e 76, realizando boas campanhas.

O desempenho satisfatório neste torneio incentivou o Cruzeiro a se filiar junto à Federação Paulista para a disputa do campeonato estadual em 1977, começando pela Terceira Divisão (equivalente ao quinto nível). Foi formado um elenco com atletas da própria cidade, mas o time não conseguiu o acesso.

No ano seguinte, com jogadores mais rodados no interior paulista, o Cruzeiro fez grande campanha e garantiu o primeiro lugar na fase inicial. Na etapa seguinte, a equipe manteve o ritmo e foi campeão de uma divisão do campeonato Paulista pela primeira vez em sua história, em 1978. A conquista veio com vitória por 2 a 1 o Macêdo, no dia 10 de dezembro.

Apesar de não ter mais um estádio próprio desde a década de 50, o Cruzeiro mandava seus jogos no estádio municipal Dr. Virgílio Antunes de Oliveira, com capacidade para quatro mil lugares. A cidade abraçou o time e lotou o local em todos os jogos, criando uma forte identificação entre os torcedores, que realizavam até caravanas para acompanhar a equipe, e o Papagaio do Vale, como era conhecida a agremiação.

40 anos do acidente de Timótio

João Bosco Timótio, mais conhecido pelo último nome, foi um dos principais jogadores da história do Cruzeiro FC. Jogando pelas pontas do campo, ele caiu rapidamente nos braços da torcida por seus dribles e gols, sendo um dos artilheiros da equipe. Inclusive, o atleta marcou um dos gols na vitória sobre o Macêdo na histórica conquista de 78.

Timótio, ídolo do Cruzeiro FC — Foto: Arquivo do Timótio

Timótio, ídolo do Cruzeiro FC — Foto: Arquivo do Timótio

Timótio chegou ao clube em 1977 e permaneceu por mais de três temporadas jogando e sendo destaque. Tudo mudou em 10 de junho de 1980, há 40 anos, quando o jogador sofreu um grave acidente de carro. O fusca que Timótio dirigia capotou na estrada quando ele fazia o trajeto de Cruzeiro para Piquete, onde iria se encontrar com seus familiares residentes na cidade.

No acidente, Timótio acabou fraturando a C3 e C4 (duas das vértebras cervicais da coluna), tendo que permanecer internado por 60 dias no hospital. Ele perdeu os movimentos no corpo do pescoço para baixo, o que forçou Timótio a deixar o futebol. Com o tempo, ele recuperou alguns movimentos de forma parcial, graças ao trabalho de fisioterapia. Em maio desse ano, a Câmara Municipal de Piquete aprovou uma Moção de Aplausos para Timótio, que hoje possui 65 anos de idade e permanece com status de ídolo do clube.

Ápice

Na Segunda Divisão (equivalente ao quarto nível), o Cruzeiro fez grande campanha e terminou o torneio na terceira colocação, atrás de Fernandópolis e Jaboticabal. Entretanto, este ano a Federação Paulista de Futebol promoveu uma grande reformulação dos campeonatos e, assim, o Papagaio do Vale foi disputar em 1980 a Terceira Divisão novamente, mas dessa vez sendo de fato o terceiro nível estadual (equivalente à atual Série A3). O time fez boa campanha e chegou na fase decisiva, mas ficou atrás de Lemense e Tanabi, não conseguindo o acesso.

O Cruzeiro se fortaleceu no ano seguinte e, em três fases, conseguiu 26 vitórias, 13 empates e cinco derrotas. Jogando em casa no dia 6 de dezembro, o Cruzeiro goleou o Guaçuano por 4 a 0 e foi campeão Paulista da Terceira Divisão de 1981, sua maior conquista na história.

Cruzeiro Futebol Clube, campeão em 1981 — Foto: Acervo do Cruzeiro Futebol ClubeCruzeiro Futebol Clube, campeão em 1981 — Foto: Acervo do Cruzeiro Futebol Clube

De 82 em diante, o Cruzeiro passou a jogar na Segunda Divisão (atual Série A2). O time chegou a realizar boas campanhas, mas nunca conseguiu chegar a fase decisiva do torneio para tentar uma vaga na elite do Paulistão. A última vez que jogou o campeonato foi em 1987, quando chegou a avançar para a segunda fase da competição, mas caiu nesta etapa.

Fim do futebol e atualidade voltada para o social

Após tentar por seis anos seguidos o acesso à elite sem obter sucesso, o presidente recém-eleito, Domingos Antonio Pereira Creado, determinou o fim das atividades no departamento de futebol do clube logo no início de 1988, para destinar o foco da administração para a área social.

Rosinei é um dos atletas revelados pelo Cruzeiro Futebol Clube — Foto: Filipe Rodrigues/GloboEsporte.comRosinei é um dos atletas revelados pelo Cruzeiro Futebol Clube — Foto: Filipe Rodrigues/GloboEsporte.com

Com isso, o Cruzeiro FC nunca mais voltou a ter um time de futebol profissional, apesar de participado de 11 edições do Paulista no passado. Em parágrafo único do artigo 4º do clube diz que “Ė vedado ao C.F.C. a manutenção de equipe profissional de qualquer modalidade esportiva.”

O clube segue na ativa atualmente com diversas atividades esportivas e de ginástica voltadas para os associados. Se destaca a escolinha de futebol do clube, voltada para crianças da cidade, sendo celeiro na formação de alguns nomes de peso no cenário nacional, como Breno, ex-zagueiro do São Paulo e do Bayern de Munique; Bruno Mendes, ex-atacante do Botafogo, Guarani e Vitória de Guimarães, de Portugal, e Rosinei, ex-volante do Corinthians e campeão da Libertadores pelo Atlético Mineiro.

No final de 2012, o Cruzeiro tentou reativar sua equipe de futebol. Houve conversas com outros clubes do interior paulista, na tentativa de conseguir atletas e disputar o campeonato estadual em 2013. Todavia, as conversas não avançaram, e até hoje a cidade permanece sem futebol profissional.

Camisa do Cruzeiro Futebol Clube — Foto: Acervo de Frederico Carvalho - Bola PaulistaCamisa do Cruzeiro Futebol Clube — Foto: Acervo de Frederico Carvalho – Bola Paulista

Ficha técnica

  • Clube: Cruzeiro Futebol Clube
  • Cidade: Cruzeiro-SP
  • Estádio: Dr. Virgílio Antunes de Oliveira
  • Ano de fundação: 1914
  • Ano de afastamento: 1988

*Colaborou sob supervisão de Filipe Rodrigues

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *