Doria admite possibilidade de prorrogar a quarentena em junho

Governo quer aumentar taxa de isolamento no estado e não descarta lockdown (bloqueio total) em regiões nas quais indicadores de saúde e isolamento estiveram em pior condição

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já admite a possibilidade de prorrogar a quarentena no estado em junho, em razão do aumento dos casos de Covid-19, principalmente no interior, e a queda na taxa de isolamento, que ficou em 49% na segunda-feira (18). O mínimo almejado é 55% nos dias úteis e 60%, em feriados e finais de semana.
O tucano também não descarta anunciar lockdown (bloqueio total) em regiões nas quais os indicadores de saúde e isolamento estiveram em pior condição.
“Não estamos alertando para nenhuma abertura a partir de junho. Não é hora de anunciar a decisão, será no momento oportuno. O olhar regional e local está sendo levado em conta”, disse Doria.
“Estamos fazendo todo o esforço possível para evitar o lockdown. Se pudermos evitar com ações, medidas e solidariedade das pessoas, melhor. Mas se não tivermos solidariedade e os índices crescerem ainda mais, seremos obrigados a adotar o lockdown. Precisamos fazer um esforço nesses seis dias [de feriado] para evitar medidas mais duras e mais restritivas.”
O Estado aguarda aprovação da Assembleia Legislativa para antecipar o feriado estadual de 9 de julho para a próxima segunda-feira (25). Além disso, as cidades foram incentivadas a antecipar feriados municiais para 26 e 27 de maio. A capital São Paulo decretou feriado nesta quarta (20) e quinta (21).
Com isso, Doria reforçou o pedido para que não haja viagens no feriadão e para que as pessoas fiquem em casa, aumentando o isolamento.
Ele disse que o governo vai apoiar as prefeituras de cidades litorâneas e de instâncias turísticas que desejarem realizar ações de restrição de acesso nos próximos dias.
“Nós dialogamos com as prefeituras da Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul e o Estado irá apoiar as restrições que essas prefeituras estabelecerem no seu território. Esse é o caso também das estâncias turísticas e dos municípios de interesse turístico, que também trabalharão com controle no acesso às cidades”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
E completou: “Uma mensagem muito clara à sociedade: a quarentena não é para viajar, mas sim para se fazer isolamento social e ficar em casa nesse momento fundamental de combate à epidemia”.
(O Vale)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *