Justiça determina fechamento de fábrica em Jacareí após funcionário contrair coronavírus

Decisão é da Justiça do Trabalho a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos. Segundo entidade, além de funcionário infectado, planta teria funcionários afastados com sintomas da doença.

A Justiça do Trabalho suspendeu as atividades de uma fábrica em Jacareí depois que um funcionário teve o diagnóstico confirmado de coronavírus. A decisão da quarta-feira (6) foi tomada após pedido do Sindicato dos Metalúrgicos.

De acordo com a entidade, mesmo após a Justiça determinar a suspensão da produção na Ball por 72 horas, a direção da fábrica acionou a Polícia Militar e forçou a entrada dos trabalhadores, na quinta-feira (7). A empresa informou que está preparando a documentação para responder à Justiça (leia mais abaixo).

Segundo o sindicato, que moveu a ação na justiça, a empresa não teria se adequado às medidas de segurança exigidas pelos órgãos de saúde e mantido a operação. Até que um supervisor da empresa foi afastado com sintomas e teve o diagnóstico confirmado. Em seguida, outros trabalhadores da planta foram afastados com sintomas da doença.

O pedido foi para que as atividades fossem suspensas e que, por ordem judicial, a empresa fosse obrigada a tomar as medidas de segurança. O desembargador Luiz Henrique Rafael acatou o pedido e exigiu que a empresa suspenda a operação nas próximas 72h sob multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
“A informação trazida a estes autos merece ser tratada com a envergadura que a situação impõe, já que todos os trabalhadores da suscitante estão expostos à possibilidade de contaminação e com riscos à vida”, diz trecho da decisão.
O desembargador ainda pediu que a empresa apresente o volume de atestados de afastamentos com suspeita da doença; um plano de ação de enfrentamento à contaminação na planta além de comprovantes de que atende todas as recomendações sanitárias.

O QUE DIZ A BALL
Em nota a Ball Corporation confirmou o recebimento de uma notificação judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, referente ao funcionamento da fábrica de Jacareí devido à confirmação de um caso de Covid-19.

“A companhia está preparando as documentações necessárias para atender às solicitações da Justiça e informa que continua monitorando a situação em tempo real, com o apoio das autoridades de saúde locais, para garantir o suporte necessário ao colaborador em questão e todos os funcionários da planta”, diz a nota enviada pela empresa.

Segundo a Ball, o trabalhador havia sido afastado desde os primeiros sintomas e, após confirmação, a empresa iniciou um protocolo que inclui a identificação de outros funcionários e/ou parceiros de negócios potencialmente expostos, além de limpeza das áreas da unidade e suporte médico ao profissional.

A empresa faz parte do segmento de atividades essenciais por produzir latas de alumínio utilizadas pelas indústrias de alimentos e bebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *