Coronavírus: taxa de isolamento social em SP cai para 51%; apenas 7 cidades, incluindo Cruzeiro, já conseguiram atingir meta do governo de 70%

A taxa de isolamento social no estado de São Paulo caiu para 51% na segunda-feira (20), de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do governo estadual. No domingo (19), o percentual registrado foi de 59%.

Na comparação semanal, o índice é 1 ponto percentual maior. Porém, a segunda-feira fez parte do feriado prolongado de Tiradentes, o que pode distorcer a comparação com um dia útil comum, como foi o caso da segunda da semana passada. Na capital, a taxa também foi de 51%.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, David Uip, a adesão ideal para controlar a doença é de 70%, meta que ainda não foi alcançada em todo o estado.

O maior registro de isolamento social em todo estado é de 59%, que foi alcançado nos quatro domingos desde o início da quarentena, que começou em 24 de março no estado.
Até o momento, apenas 7 cidades conseguiram atingir ou ultrapassar este percentual (veja mais abaixo).

Os dados são obtidos por meio de um sistema de monitoramento que utiliza a geolocalização de smartphones monitorados pelas quatro principais operadoras de telefonia.

Segundo o governo, os 5 melhores municípios nesta segunda foram:
São Sebastião: 67%;
Cruzeiro: 64%;
Ubatuba: 64%
Lorena: 63%
Caraguatatuba: 61%
Já as 5 piores cidades na taxa de isolamento na segunda foram:
Catanduva: 43%;
Limeira: 43%;
Presidente Prudente: 43%;
Araçatuba: 42%;
São José do Rio Preto: 42%.

7 CIDADES ATINGIRAM A META ATÉ AGORA
De acordo com os dados divulgados pelo governo estadual, do dia 5 de março, início do levantamento até esta segunda, apenas 7 cidades conseguiram atingir a meta de 70%, estipulada pelo Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo.
São elas:
Bebedouro conseguiu atingir a meta em 3 dias, sendo o maior índice 71% no último domingo (19);
Cajamar alcançou a taxa imposta pelo governo apenas um dia: em 12 de abril, com 70% de isolamento;
Lorena conseguiu bater os 70% duas vezes, sendo o maior percentual 71% no dia 10 de abril;
Ibiúna atingiu a meta no último domingo, com 74% de isolamento;
Ribeirão Pires esteve duas vezes acima da meta, sendo a maior no dia 12 de abril, com 71% de isolamento;
São Sebastião conseguiu 18 dias dentro da meta, com 75% no dia 4 de abril;
Ubatuba atingiu a meta em 12 dias, sendo que o maior índice foi de 72% no último domingo.

Até o momento, o sistema permite acesso a dados referentes a 104 cidades com população maior que 70 mil habitantes.

‘REABERTURA GRADUAL’
O governo de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira (22) a reabertura gradual da economia a partir do dia 11 de maio. No dia 6 de abril, o governador João Doria (PSDB) anunciou a prorrogação da quarentena no estado de São Paulo por causa da pandemia de coronavírus até o dia 10 de maio.
Em uma rede social, João Doria confirmou na segunda (20) que o governo vai anunciar “o planejamento de reabertura gradual dos setores produtivos” e disse que o plano “será implementado após o término desta etapa da quarentena, em 10 de maio.”
“A reabertura levará em consideração diversos fatores como disseminação da epidemia, situação do sistema de saúde e distanciamento social. Todas as medidas estarão alinhadas com o Comitê de Saúde do Centro de Contingência do Coronavírus”, disse Doria.
Em entrevista ao blog da Natuza Nery, o Doria destacou que a mudança deve ser gradual.
“Somente para depois da quarentena. Até 10 de maio, nada muda. E será faseado (em etapas). Tudo amparado na ciência”, disse o governador ao blog.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *