64 presos são recapturados após fuga durante rebelião no Pemano em Tremembé

Detentos entraram em rebelião na segunda-feira (17) após decisão da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), que suspendeu a saída temporária como medida de prevenção ao coronavírus.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que 64 fugitivos foram recapturados após a rebelião no presídio Dr. Edgard Magalhães Noronha (Pemano) em Tremembé (SP). O número de fugitivos durante o motim não foi informado.

Os presos do Pemano fizeram uma rebelião na segunda-feira (16) após a suspensão da saída temporária por prevenção ao coronavírus. O tumulto começou no fim da tarde quando a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) divulgou a suspensão do benefício previsto para esta terça-feira (17).Detentos de outros presídios no estado também fizeram motins após a decisão.

No presídio em Tremembé, presos queimaram colchões e depredaram a unidade. Durante a rebelião, presos fugiram da unidade pulando grades e muros. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi acionado para intervir na unidade e a situação foi controlada ainda na noite de segunda.

A informação inicial da Polícia Militar era de que 30 detentos teriam fugido na ação. Na manhã desta terça-feira (17), em entrevista ao Bom Dia São Paulo, o secretário da SAP, Nivaldo Restivo, informou que 64 presos foram recapturados. A recontagem oficial será feita na manhã desta terça.

O Pemano é um presídio destinado a detentos em regime semiaberto, quando o preso pode deixar a unidade para trabalhar e estudar e um período e retorna para dormir na unidade. Por causa da configuração da unidade, como centro de progressão de pena, não há muralha ou segurança armada.

“A permanência do preso semiaberto é muito mais por educação de regime do que por contenção. Todas as unidades estão operando dentro da normalidade, de acordo com as normas de disciplina”, informou.

RECAPTURA
Seis presos foram recapturados depois de invadir a casa de uma moradora em Tremembé. De acordo com a moradora, ela ouviu uma gritaria e ao sair do imóvel foi surpreendida pelo grupo.

“Eles pediram para entrar em casa e eu falei que não ia deixar. Eles ficaram escondidos no quartinho dos fundos”, conta.

O grupo foi pego depois que a Polícia Militar percebeu a movimentação no imóvel durante a ronda em busca dos presos fugitivos.

REFLEXOS
Por causa da fuga de presos, a empresa que opera o transporte coletivo em Taubaté suspendeu a frota de circulação às 22h50. De acordo com a empresa, os ônibus seguiriam normalmente nesta terça-feira (17).

SAÍDA TEMPORÁRIA
A saída temporária é um benefício previsto em lei para os presos que cumprem pena em regime semiaberto. Pelo cronograma estava previsto que os detentos deixassem as unidades nesta terça-feira (17) e retornassem na próxima segunda-feira (23).

No fim da tarde de segunda, no entanto, a Corregedoria Geral da Justiça acatou o pedido da SAP e suspendeu a saída programada por segurança, por causa da pandemia de coronavírus. A medida foi adotada como segurança para evitar a proliferação do vírus.
De acordo com a CGJ, o benefício foi suspenso de forma momentânea e pode ser remarcado pela secretaria quando fosse seguro.

A suspensão da saída temporária nesta terça é tida como o motivo dos presos terem se rebelado. Além de Tremembé, houve rebelião com fuga em Mongaguá, na região de Santos; Porto Feliz, na região de Sorocaba e Mirandópolis, na região de São José do Rio Preto.

(Fonte: G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *