Paradas de cruzeiros turísticos em Ilhabela são suspensas em prevenção ao coronavírus

Medida adotada pela prefeitura segue determinação do Ministério da Saúde diante da pandemia de coronavírus.

Nove paradas de cruzeiros turísticos em Ilhabela foram suspensas em prevenção ao coronavírus. A medida segue determinação do Ministério da Saúde para evitar o contágio do novo Covid-19. O arquipélago tem três casos suspeitos da doença.

Segundo a Prefeitura de Ilhabela, as nove paradas no arquipélago estavam previstas para acontecer de segunda-feira (16) até 9 de abril. Ao todo, eram esperados cerca de 25 mil turistas brasileiros e de países da América do sul.
A decisão segue determinação do Ministério da Saúde. Para o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, “os cruzeiros são ambientes de confinamento com muita proximidade entre os turistas, e muitos deles são internacionais”.

O ministério aponta que a realização dos cruzeiros colocaria a vida de muitas pessoas em risco, já que a maioria dos que frequentam esse ambiente são idosos.

Segundo a prefeitura, desde o início de fevereiro já eram adotados procedimentos de orientação contra o coronavírus junto aos cruzeiros e profissionais do setor de turismo.

“Antes dos navios chegarem, a gente reunia esses profissionais e repassava as orientações para evitar o contágio. Evitar contato físico, lavar as mãos, álcool em gel para limpar encostos de cabeça, maçanetas, alertar dos sintomas, por exemplo”, explicou Bianca Colepicolo, secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

Além da suspensão das paradas de cruzeiros na ilha, a administração também informou que vai reforçar a orientação contra o Covid-19 na balsa, que faz a travessia entre Ilhabela e São Sebastião.

Ilhabela tem três casos suspeitos de coronavírus. Não há nenhum caso confirmado no arquipélago.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *