Ministério da Saúde confirma 3° caso de coronavírus no Brasil

Há ainda um caso que aguarda contraprova: uma adolescente de 13 anos que esteve em Portugal e na Itália.

O Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira (4) o mais recente balanço sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os dados principais são:

• 3 casos confirmados
• 1 caso aguarda contraprova
• 531 casos suspeitos de coronavírus
• 315 casos descartados

O mais recente caso confirmado é de um paciente de 46 anos que mora em São Paulo. Ele é um administrador de empresas, natural da Colômbia, que foi atendido em 4 de março no Hospital Albert Einstein. Ele tem histórico de viagem recente à Europa: em 9 de fevereiro, ele viajou para Espanha, depois seguiu para Itália, Áustria e Alemanha.

CASO AGUARDA CONTRAPROVA

O Ministério da Saúde também acompanha outro caso em São Paulo: é o de uma paciente de 13 anos que viajou ao exterior, com passagem por Portugal e Itália.

A adolescente teve uma lesão durante a viagem e passou por um procedimento cirúrgico em um hospital da Itália para corrigir a ruptura de um ligamento. Ao voltar, continuou o atendimento médico no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.

Mesmo sem apresentar sintomas, os médicos brasileiros decidiram coletar amostras para teste para coronavírus executado em um laboratório privado. O exame deu positivo e agora a contraprova será feita pelo Instituto Adolfo Lutz.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que a coleta foi fora do padrão do que é praticado nas unidades de saúde pública, que têm como procedimento investigar casos com ao menos dois sintomas (febre, dificuldade respiratória e/ou tosse) em pessoas que tenham vindo de países com transmissão local.

(Fonte: G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *