Número de desalojados pela chuva sobe para quase 200 em Jacareí

Número que era de 108 até a noite de quarta (26), passou para 195 com a chuva durante a madrugada. Bairros mais atingidos são Vila Ita e Veraneio Ijal.

Subiu para 195 o número de pessoas desalojadas por causa da chuva em Jacareí. O número foi divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira (27). O temporal causou vários deslizamentos e inúmeros imóveis tiveram de ser interditados. Em um deles, a guarita de um condomínio cedeu e 48 apartamentos tiveram de ser fechados.

A chuva começou no fim da noite e em poucas horas o acumulado chegou aos 105 milímetros e houve registro de dez deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil, o órgão fez novas vistorias às áreas vulneráveis da cidade e como a chuva não parou e o solo segue encharcado, outras áreas foram incluídas como vulneráveis.

Um dos bairros com a maior quantidade de moradores fora de suas casas é o Nova Jacareí. No local, a guarita de um condomínio de prédios cedeu. Todos os 70 moradores tiveram de ser retirados dos imóveis por causa do risco de novos desmoronamentos. Todos os moradores foram levados para casa de parentes.

A Defesa Civil informou que os bairros mais atingidos são o Vila Ita, Veraneio Ijal, Igarapés e Jardim Colinas. As unidades do EducaMais no Centro e no São João servirão de abrigo para as famílias e também para armazenar os pertences, caso seja necessário.

Nesta manhã representantes da prefeitura e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) se reuniram para avaliar os danos causados e a situação no município. O órgão alerta que em caso de rachaduras em paredes e muros, deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores os moradores devem acionar a Defesa Civil.

Também durante a manhã, a Rodovia Euryale de Jesus Zerbini (SP-066) registrou queda de barreira e árvore por volta das 7h30, em Jacareí. A estrada liga a cidade até Guararema, e de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está com uma faixa interditada e funciona no sistema Pare e Siga.

CHUVA
A forte chuva que atingiu Jacareí na noite da última terça (25) deixou quase 30 pontos de alagamentos espalhados pela cidade. Um vídeo feito no mesmo dia, mostra a força da correnteza, que arrastou um homem durante um alagamento no bairro Veraneio Ijal. Ele foi resgatado por um grupo que estava em um bar e, apesar do susto, sofreu apenas ferimentos leves.

No bairro Bandeira Branca I, imóveis foram interditados por risco de desabamento. E no bairro Paraíso um barranco caiu na entrada de acesso ao bairro e um muro nos fundos de uma casa. Já no Cidade Salvador a garagem de uma casa cedeu e arrastou um poste e um veículo. Ninguém ficou ferido.

O temporal também causou transtornos no trânsito. A Dutra foi interditada por cerca de 3h30 na noite de terça no trecho de Jacareí, por quedas de barreiras. A obstrução aconteceu nos kms 167 e 165, na pista sentido São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *