Ministério da Saúde e estado investigam caso suspeito de coronavírus em Lorena

Informação foi divulgada no boletim emitido na quarta-feira (26). A paciente é uma mulher que estava em viagem na Itália e voltou com os sintomas da doença.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde monitoram um caso suspeito de coronavírus (Covid-19) em Lorena. A informação foi divulgada no boletim emitido pelos órgãos na quarta-feira (26). A paciente é uma mulher que estava em viagem na Itália e voltou com os sintomas da doença.

O caso em Lorena é o primeiro da região acompanhado pelos órgãos e incluído na lista de monitoramento. O órgão emite boletins diários com informações sobre a doença no país.

De acordo com a prefeitura, a paciente estava em viagem na Itália e retornou no dia 14 de fevereiro com sintomas da doença. Ela foi atendida em uma unidade de saúde da cidade e teve diagnóstico positivo para dengue. O estado de saúde da mulher não foi informado.

Apesar disso, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, amostras de sangue foram enviadas para a Secretaria Estadual e Saúde que colocou a mulher como caso sob suspeita.
A Itália passa por um surto da doença. Até quarta-feira (26) havia registrado 12 mortes provocadas por Covid-19 confirmadas, sendo o país mais afetado da Europa. No país, 374 pessoas estão infectadas.

CASOS
A região chegou a notificar a Secretaria Estadual de Saúde para outros três casos que a Vigilância Epidemiológica Municipal considerava como suspeito. Entre as suspeitas estavam pacientes que tinham passado pela China, primeiro centro de atenção da doença.
Apesar disso, os casos não foram incluídos na pasta de monitoramento da pasta estadual e descartados em seguida. Os registros foram em São José dos Campos, com dois pacientes, e em Guaratinguetá, com uma paciente mulher.

Atualmente, segundo o boletim estadual, são monitorados outros dez pacientes em São Paulo. São 10 adultos que moram na Capital e um em São Roque, no interior. Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem, sendo um dos casos com passagem pela China, nove pela Itália e um que teve contato com caso suspeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *