Com mais de trezentos casos confirmados, Lorena declara epidemia de dengue

Pelo segundo ano consecutivo, cidade entra para o grupo alto contágio com aumento de 261% em relação ao início do ano

Após o levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica de Lorena, foram contabilizados 280 novos casos de dengue. Apesar das iniciativas da secretaria de Saúde, como a retomada do Hospital de Campanha, a incidência da doença cresceu de maneira alarmante, gerando pânico entre a população e o decreto de estado de epidemia na tarde desta quarta-feira.
Em nota, a Prefeitura revelou que foram registradas 387 ocorrências, com 309 ainda sob suspeita. O aumento foi de 261% nos casos em um intervalo de duas semanas. No ano de 2019, a cidade também decretou epidemia com a marca de 874 casos suspeitos, sendo 315 positivos.
O estado de epidemia a nível municipal pode ser decretado, de acordo com o Ministério da Saúde, quando existem surtos da doença por diversos bairros, e o número de infectados atinge o coeficiente municipal. Em Lorena, o número representa trezentos casos confirmados. “A secretaria de Saúde adotou o Hospital de Campanha para conferir mais celeridade ao atendimento de casos suspeitos, além de desafogar o fluxo do Pronto Socorro. Outra medida é o mutirão de limpeza, cujo primeiro bairro atendido foi o Parque das Rodovias, região com mais casos. Além disso, as visitas casa a casa, nebulizações e passagem do carro da fumaça tem sido intensificadas (trecho da nota)”.
A Prefeitura justificou que sem o auxílio da população, o combate ao mosquito Aedes aegypti não é possível, uma vez que a proliferação pode ser facilitada com o descarte irregular de lixo e o acúmulo de água nas residências.
Na RMVale – Em Potim, os casos de dengue ultrapassaram o número de 1,6 mil em 2019, e nos primeiros dias de 2020 cerca de cem novos casos foram registrados. A Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro confirmou 123 casos positivos nas primeiras semanas de janeiro.
Em Cachoeira Paulista, foram 140 notificações da doença, sendo 32 positivos e 80 aguardando resultado.

(Jornal Atos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *