Chegada de frente fria derruba temperaturas em até 10 °C na região

Em São José dos Campos passou dos 33°C desta quinta para máxima de 23 °C nesta sexta-feira. Defesa Civil faz alerta de chuva intensa com a frente fria.

A chegada de uma frente fria derruba as temperaturas e traz chuva para a região do Vale do Paraíba nesta sexta-feira (17). A Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas com risco de deslizamentos. Na madrugada, Ubatuba registrou mais de 150 milímetros de chuva em menos de 12h e teve pontos de alagamento.

Depois de uma semana de altas temperaturas e de sol, a mudança no tempo derrubou as temperaturas. Em São José dos Campos a temperatura caiu dez graus, passando dos 33°C desta quinta para máxima de 23 °C nesta sexta-feira. No litoral, a máxima tinha batido os 35°C em São Sebastião nesta quinta, mas a máxima na cidade não passa dos 26°C nesta sexta.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a previsão é de que o dia siga com nebulosidade e chuva intensa durante a tarde. No litoral, há previsão ainda de mar agitado e as ondas podem chegar a 2,5 metros de altura.

Os meteorologistas preveem que as temperaturas voltem a subir no domingo (19), quando as chuvas também devem ficar isoladas e em menor volume.

Alerta

A Defesa Civil Estadual fez um alerta para as chuvas intensas com risco de deslizamento, reflexo da mudança no tempo. Estão previstas chuvas com volume acima de 100 milímetros no Litoral Norte, com rajadas de vento que podem chegar a 60 quilômetros por hora.

Em Ubatuba, a mudança no tempo trouxe um temporal. A chuva começou no início da madrugada e em menos de 12 horas chegou aos 150 milímetros. Houve registro de alagamentos nos bairros Guarani, Ipiranguinha e Cachoeira dos Macacos.

Apesar da cheia, apenas uma família teve de ser retirada do imóvel no bairro Cachoeira dos Macacos e foi levada para a casa de parentes. Na manhã desta sexta-feira (17) a chuva permanece e a cidade foi colocada em estado de atenção. Equipes da Defesa Civil fazem monitoramento nas áreas de risco da cidade.

Oswaldo Cruz

Na rodovia Oswaldo Cruz, que liga Taubaté a Ubatuba, houve registro de queda de árvore e barreira. No trecho de São Luiz do Paraitinga o Departamento de Estradas e Rodagem registrou cinco ocorrências, entre quedas de barreiras e árvores. O trecho teve de ser interditado às 2h para limpeza e desobstrução.

No trecho de Ubatuba também houve registro de ocorrência, mas segundo o DER não foi preciso interdição. Na manhã desta sexta-feira (17) a pista segue com trânsito livre.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *