Maior geradora de empregos em 2019, Pinda projeta chegada de novas empresas

Cidade conta com 17 empreendimentos que disputam áreas em 2020; Shibata deve gerar mais 250 vagas
Líder na geração de empregos na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) no ano passado, Pindamonhangaba aposta em doações de áreas para atrair grandes empresas e impulsionar a criação de mais postos de trabalho em 2020. Além de sua política de incentivos para o setor industrial, a Prefeitura projeta contribuir para alavancar a criação de vagas no comércio através de obras de melhorias no Centro.
De acordo com dados do Ministério da Economia, através do levantamento Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Pindamonhangaba registrou entre janeiro e novembro do ano passado 9.905 contratações e 8.661 demissões, alcançando o saldo positivo de 1.244 na geração de empregos.
O resultado favorável foi “puxado” pelos setores de serviços e construção civil. Enquanto o primeiro obteve um saldo de 618 postos de trabalho, o outro registrou 475 novas oportunidades.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Staut, a construção civil foi alavancada pela contratação de profissionais do ramo por parte da empresa Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, para a realização da obra de expansão de sua fábrica, que ampliará a capacidade de produção de chapas de alumínio. O setor de serviços, teve como destaque as contratações de profissionais de manutenção industrial, promovidas por diversas fábricas instaladas em Pindamonhangaba e no distrito de Moreira César.
O chefe da pasta destacou que a política municipal de incentivos adotadas pela gestão do prefeito Isael Domingues (PL), que teve como carro-chefe as doações de áreas para as instalações de seis empresas em 2019, foi fundamental para que a cidade conquistasse a liderança regional na geração de empregos. “Estes atrativos contribuíram para a chegada de grandes geradoras de emprego, como a chinesa Guangdong Autopeças. Já que no momento existem 17 empresas ‘disputando’ para se instalarem em sete terrenos que doaremos em 2020, estamos analisando quais delas terão capacidade de gerarem mais postos de trabalho. Outra iniciativa, é solicitar que os empreendimentos deem preferência para a contratação de moradores da cidade”.
Staut explicou como o Executivo pretende colaborar para o aumento de vagas no setor do Comércio, que em 2019 teve um saldo positivo de sessenta admissões. “Recentemente, o prefeito anunciou que o Centro Comercial 10 de Julho será revitalizado, tornando-se um calçadão. Esta melhoria garantirá que os consumidores tenham mais comodidade e tranquilidade para frequentarem os estabelecimentos comerciais, que consequentemente aumentarão seus faturamentos, podendo contratar mais funcionários”.
REFORÇO – A tentativa municipal de impulsionar a geração de empregos em 2020 ganhou um reforço de peso no último dia 23, quando, após reunião com Isael, a gerência da rede Shibata Supermercados anunciou que inaugurará um novo estabelecimento na cidade até o fim do primeiro semestre do ano. A unidade, que funcionará no Centro, deverá gerar entre 200 e 250 empregos diretos.
A rede, que já possui um supermercado no Shopping Pátio Pinda, também tem a expectativa de inaugurar um terceiro estabelecimento na cidade, até o fim do ano, desta vez no distrito de Moreira César. As informações sobre os investimentos e previsão de criação de empregos em Moreira serão anunciadas pelo Shibata somente após a inauguração da unidade do Centro.

(Fonte: Jornal Atos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *