Após registrar superlotação, Ilha das Couves tem novas regras para turismo no litoral de SP

Segundo Fundação Florestal, responsável pela gestão do local, medidas são para preservação da ilha.

Cerca de um ano após enfrentar problemas com superlotação, a Ilha das Couves, em Ubatuba(SP), passa a ter novas regras para visitação turística. Uma portaria publicada na última sexta-feira (27) pela Fundação Florestal estabelece medidas para garantir que o fluxo de turistas seja ordenado e não gere risco de degradação ambiental.

As regras, que incluem a divisão de turnos por embarcação e número de visitantes, foram definidas em audiências públicas com participação da secretaria estadual de infraestrutura e meio ambiente e a Prefeitura de Ubatuba.

As visitações ocorrerão em três horários diferentes – manhã, hora do almoço e tarde – e cada um deles será realizado por embarcações pré-definidas.

Entre as comunidades autorizadas estão a de Picinguaba, Almada, Estaleiro e Ubatubirim. Além delas, escunas e lanchas também terão autorização e o credenciamento das embarcações autorizadas a desembarcar na ilha será feito por meio de chamamento público.

Veja abaixo os limites de turistas por horário:
• O número de visitantes no período da manhã, que vai das 8h às 11h, não poderá passar de 177.
• Na hora do almoço, das 11h às 14h, o limite de turistas será o mesmo.
• À tarde, das 14h às 17h, o limite de visitantes para embarcações das comunidades Almada, Estaleiro e Ubatumirim é de 108. No caso das escunas, o limite é 49, e das lanchas, 20 pessoas.

SUPERLOTAÇÃO
A criação de regras ocorreu após uma superlotação na ilha, na temporada de 2018, que causou risco degradação ambiental. A situação motivou a atuação do Ministério Público Federal, que buscava mediar uma solução. Na época, o MPF já havia levantado a possibilidade da limitação no número de visitantes.
O órgão demonstrou preocupação com a deterioração da ilha e com o impacto que a superlotação poderia causar na comunidade. Segundo a Fundação Florestal, após a temporada, onde foram contabilizados cerca de 2 mil turistas por semana, um grupo técnico elaborou um estudo de capacidade de suporte da ilha, que estabeleceu que ela só poderia receber 177 pessoas ao mesmo tempo.

Com a definição de regras, a fundação pretende evitar danos ao equilíbrio do ecossistema que vinham sendo registrados em razão do grande número de turistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *