Deslizamento de terra causa mortes em Campos do Jordão

Quatro pessoas, sendo três da mesma família, morreram soterradas após deslizamentos de terra em dois bairros de Campos do Jordão, interior de São Paulo. Os deslizamentos aconteceram após um temporal no fim da tarde da sexta-feira (13).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois irmãos, de 5 e 13 anos, e a avó deles, de 53 anos, morreram no deslizamento no bairro Vila Britânia. A casa foi atingida pela terra e desabou. A quarta vítima, um bebê de um ano, morreu após um deslizamento no bairro Monte Carlo.

Cerca de 30 homens trabalharam mais de 12 horas em busca dos irmãos – a quantidade de lama dificultou os trabalhos. O corpo da mulher e do bebê foram encontrados logo após o deslizamento.

No momento do deslizamento, a família estava reunida na casa da mulher de 53 anos para comemorar o aniversário dela. A filha dela, de 20 anos, e outros quatro netos foram resgatados dos escombros pelas equipes de resgate e, de acordo com a prefeitura, passam bem.

No Vila Britânia, oito casas próximas ao deslizamento de terra foram interditadas pela Defesa Civil. Os moradores estão em casas de parentes.
No bairro Monte Carlo, o pai e a mãe do bebê, que morreu soterrado, foram socorridos com ferimentos leves. Uma casa no bairro foi interditada. A Defesa Civil do Estado esteve verificando a situação dos imóveis na tarde do sábado (14).
Ao todo, de acordo com a prefeitura, 11 pessoas deram entrada no pronto-socorro municipal, socorridas pelas equipes de resgate. Na manhã do sábado apenas um menino de 5 anos e uma menina de dois anos continuavam em observação no hospital.

COMOÇÃO
A Prefeitura de Campos do Jordão decretou luto oficial de três dias e cancelou as atividades natalinas do fim de semana por causa do incidente.
Nas redes sociais, o governador João Doria (PSDB) definiu o episódio como ‘triste tragédia’ e prestou solidariedade aos familiares das vítimas.
“Momento de profunda dor para seus familiares, amigos e para a população de Campos do Jordão”, disse em trecho da postagem.

PIQUETE
A cidade de Piquete também sofreu por conta das fortes chuvas na sexta-feira (13). De acordo com a Defesa Civil do município, choveu o volume previsto para cinco dias. Diversas estradas rurais foram bloqueadas por conta de deslizamentos de terra.

A prefeitura da cidade interditou quatro casas e retirou as famílias por risco de desabamento. No total, nove pessoas estão na casa de parentes. Na BR 459, que liga Lorena a Itajubá, foram registrados quatro deslizamentos de terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *