UMA CIDADE, UMA CAUSA

Texto: Ricardo Duarte Arruda/Administrador hospitalar
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Cruzeiro

Os Cruzeirenses, não diferente de outras cidades, por muito tempo sofreram as dificuldades de acesso à saúde, especialmente hospitalar.
O hospital, a atenção especializada e terciária, equipamento de média ou alta complexidade em saúde é, de longe, o mais difícil de atender as expectativas da população. Gestão complexa que exige mais que competência, mesmo no mercado privado. Inserido no Sistema Único de Saúde (SUS), com caráter filantrópico, único hospital do município e com intervenção da gestão municipal, o cenário fica ainda mais crítico. Não é só questão de dificuldades financeiras, de baixo orçamento e de grande volume de atendimento que me refiro. Administrar uma Santa Casa exige um misto de pulso firme com sensibilidade, é preciso engajar colaboradores, é preciso orientar os usuários de qual é a porta de entrada do sistema, é preciso mediar conflitos profissionais, reter talentos sem ter grandes perspectivas de melhores salários e é preciso entender o sofrimento e até mesmo a incompreensão dos que nós atendemos e que, mesmo com todos os esforços empregados, não será a melhor experiência da sua vida.
Ainda assim, esse é o cenário que nos move e que a cada dia temos buscado evolução e resultados. As transformações na Santa Casa de Cruzeiro nos últimos meses são reflexo do empenho da gestão municipal e de profissionais que decidiram que essa cidade tem uma causa e que essa causa é justa, é urgente e que vamos mudar o cenário.
A gestão passou a ser administrada em parceria com a administração da Santa Casa de São José dos Campos, que trouxe novos processos, implementou firmes mudanças, sem perder vista a prioridade, que é o atendimento da população cruzeirense e da região.
Muito já foi feito, especialmente no fator humano, com novas contratações, treinamento, capacitações, manuais e mobilização no que acreditamos ser o mais importante: o acolhimento dos pacientes. Queremos virar o jogo e diariamente, apesar das dificuldades, vamos reconquistando a confiança dos pacientes. Há muito o que fazer, queremos melhorar a infraestrutura, modernizar e agilizar o atendimento, dar mais conforto aos pacientes e seus familiares, investir em mais recursos tecnológicos, atrair mais especialistas, dentre outros avanços, mas só vamos conseguir com o apoio da comunidade.
Sentimos o orgulho dos nossos colaboradores, a cada novo passo, a cada conquista e os resultados já são sentidos pelos usuários.
Vamos nos empenhar, dar total transparência à gestão e oferecer à população o melhor serviço de saúde da região, pelo SUS e pelos convênios. Essa é a nossa missão e seu voto de confiança será nosso combustível.

(Ricardo Duarte Arruda – Administrador hospitalar)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *