Ação em Cruzeiro leva teste rápido e gratuito para HIV e sífilis

12° campanha estadual “Fique Sabendo” quer estimular o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro está participando nesta semana da 12ª campanha estadual “Fique Sabendo”. O objetivo é estimular o diagnóstico do HIV e da sífilis. Serão realizados testes rápidos em todos os postos de saúde do município.

No sábado (07), a ação será realizada na praça 9 de julho das 08 às 13 horas. Os testes ficam prontos em torno de 15 a 30 minutos. É necessário levar um documento com foto. Adolescentes acima de 12 anos podem ir sem o acompanhamento de um responsável.

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS. É uma doença sexualmente transmissível (DST), que também pode ser contraída pelo contato com o sangue infectado ou durante a gestação, transmitida da mãe para o filho.

Já a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada por uma bactéria. Ela também pode ser transmitida na gestação. A infecção tem cura.
Em ambas as doenças o diagnóstico precoce é importante. A principal forma de prevenção é o uso correto e regular de preservativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *