Apresentação da Bachiana Filarmônica reuniu mais de 2 mil pessoas no SESI Cruzeiro

A Bachiana Filarmônica se apresentou no SESI Cruzeiro na última quinta-feira (14). Sob regência do grande maestro João Carlos Martins, a orquestra exibiu um repertório da música clássica ao samba e emocionou o público de mais de 2 mil pessoas. Antes de subir ao palco, o maestro conversou com jornalistas. Nos minutos de entrevista destacou a importância do concerto para a difusão da cultura no país.
“Essa parceria com o SESI eu acho o maior trabalho já realizado em nosso país para a democratização da música clássica. Nós já vamos chegar a 17 milhões de pessoas ao vivo. Então chegar a 17 milhões de pessoas ao vivo é porque os ideais norteiam as nossas atividades”, disse João Carlos Martins.
A história de vida do maestro João Carlos Martins é uma inspiração. Aos cinco anos ele foi submetido a uma cirurgia para retirar um tumor benigno no pescoço, um contratempo no procedimento o deixou com uma fístula na pele por onde os alimentos vazavam sempre que ingeria-os.
Aos 8 anos, em uma segunda cirurgia João se recupera. Presenteado com um piano pelo pai, se dedica ao instrumento e ganha um concurso de execução de obras de Bach. A ocasião foi o pontapé para o maestro se destrinchar na carreira. Com 20 anos, ele já era um dos pianistas mais aclamados do mundo.
Porém, devido a problemas físicos, João teve que abandonar o piano. A paixão pela música fez com que este episódio não se tornasse o motivo do fim da sua carreira, e sim, apenas o início de uma nova etapa, agora dedicada a regência. Quando questionado, sobre qual o segredo para traçar uma carreira de sucesso, em especial na música, João responde em metáforas.
“Estudando, estudando e estudando muito. Então a única mensagem que eu posso dizer é que o estudante tem que ter a disciplina de um atleta e a alma de um poeta, ai ele chega lá”, responde João Carlos Martins.
A trajetória de lutas e vitórias do maestro já foi contada em um filme em diversos livros. O mais recente deles, lançado em setembro deste ano, é o livro “João de A a Z”. Os admiradores de João Carlos Martins, presentes no SESI Cruzeiro tiveram a oportunidade de adquirir a obra e ainda o autógrafo do maestro.
A apresentação da Bachiana foi uma iniciativa do SESI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzeiro. Ao final do concerto, Roberta Borrego, diretora da instituição, disse que o evento superou as expectativas.
“Foi uma apresentação realmente sensacional, e o público cantou junto com ele, bateu palma junto com ele, é foi realmente sensacional”, destacou Roberta.
Acompanhado da primeira dama e secretaria municipal de assistência e desenvolvimento social Hevelyn Sígolo, o prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel, prestigiou a orquestra e ressaltou a importância do momento para a cidade.
“Com certeza o maestro João Carlos Martins é uma referência mundial e além disso tudo ser um grande artista é uma referência de vida. Então ele vem aqui trazer um grande testemunho pra nós de vida de perseverança de luta e pra nós foi um grande exemplo e uma noite memorável para a cultura da cidade de Cruzeiro”, disse o prefeito Thales Gabriel.
O ingresso do concerto foi solidário com 1 kg de alimento e o total arrecadado será doado para o Fundo Social de Solidariedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *