Inpe define data para lançamento ao espaço de novo satélite em parceria com a China

Cbers-4A, que está em um laboratório chinês desde maio, vai ser lançado em 17 de dezembro. Ele vai substituir o Cbers-4, que está em órbita desde 2014.

O Cbers-4A, satélite desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a China, vai ser lançado ao espaço na madrugada do dia 17 de dezembro. O equipamento está em um laboratório chinês desde maio, quando foi transferido do Brasil. Ele vai substituir o Cbers-4, que está em órbita desde 2014.

O anúncio da data de lançamento foi feito pelo Inpe, que informou que o satélite passou por uma revisão final nesta sexta-feira (25) no laboratório em Pequim e foi liberado para o transporte para a base de lançamentos em Taiyuan. O transporte para base está marcado para o dia 5 de novembro e será feito de trem.

O satélite é o sexto da parceria entre Brasil e China e levou quatro anos para ser construído com custo de R$ 190 milhões ao Brasil. O equipamento vai substituir o que está em órbita hoje, Cbers-4.

A nova versão foi programada para dar 14 voltas por dia ao redor do planeta e vai ter como foco a captação de imagens de desmatamento da Amazônia, mapeamento de queimadas, e fornecimento dados à agricultura. O Cbers 4-A deverá operar por, pelo menos, cinco anos.

De acordo com o Inpe, ele vai ser lançado às 00h17 do horário de Brasília e o lançamento vai ser transmitido pelas páginas no instituto na internet.

Histórico

O lançamento acontece com um ano de atraso. A previsão do projeto era de que ele fosse lançado em dezembro de 2018, substituindo o modelo hoje em órbita, que tinha vida útil até 2017.

O atraso ocorreu por uma série de problemas financeiros enfrentados pela instituição, alvo de cortes de orçamentos. A fase final do projeto custava U$S 15 milhões, valor previsto desde o início da parceria entre o Brasil e China, que deveria ter sido liberado no fim de 2018, mas chegou com atraso.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *