Exercícios físicos podem previne o câncer de mama, diz estudo

Pesquisa americana constatou que filhas de mulheres que mantêm rotina de exercícios recebem uma contribuição genética que evita o surgimento de tumores malignos na mama.

Estudo do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que a prática de exercícios reduz as chances de desenvolver 26 tipos de câncer, entre eles o de mama. Além disso, eles combatem problemas como hipertensão e colesterol alto.

Agora, uma nova pesquisa liderada pelo Memorial Sloan Ketterin Cancer Centre, de Nova York, e pelas universidades do Colorado e de Michigan, nos Estados Unidos, constatou que filhas de mulheres que mantêm uma rotina de exercícios recebem uma contribuição genética que evita o surgimento de tumores malignos na mama.

O estudo utilizou famílias de ratos, separadas em dois grupos: fêmeas geradas por mães com alto desempenho nas esteiras de exercícios e fêmeas provenientes de mães que possuem baixo desempenho aeróbico.

Nos dois casos, os núcleos de filhotes avaliados não foram inseridos a uma rotina de exercícios e, ao atingir a puberdade, foram expostos a componentes químicos que são reconhecidos como causadores da doença.

O resultado foi que os filhotes gerados por mães com menor desempenho em atividades físicas tinham quatro vezes mais propensão a desenvolver câncer de mama. Com o surgimento da doença, eles também tiveram maior número de tumores.

NA PRÁTICA.

Segundo o educador físico Marcelo Santana, autor do livro ‘Corpo Saudável, Qualidade de Vida’, a prática de exercícios físicos provoca alteração nas células. E, para adquirir esse ganho para si e para as gerações futuras, é preciso encontrar a modalidade mais adaptada à pessoa, e começar a praticar.

“Os benefícios da atividade física não dependem de nível de treino. Inserir a prática em 20 a 30 minutos do dia já traz grandes mudanças no corpo e na saúde”, afirmou.

Às mulheres que ainda não tem o hábito de praticar exercícios, Santana recomenda exercícios aeróbios, como corrida.

Fonte: O Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *