Em falta há três meses, doses da vacina pentavalente são distribuídas em cidades do Vale

Abastecimento da vacina está irregular desde julho após lote ser reprovado, segundo Ministério da Saúde.

Com abastecimento irregular há cerca de três meses, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Caçapava receberam doses da vacina pentavalente.

A vacina é uma das mais importantes para recém-nascido e protege contra cinco doenças, entre elas a hepatite B e meningite. Ela está inserida no calendário nacional de vacinação e as crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

São José dos Campos recebeu 1,6 mil doses da vacina na última sexta (11) e deve começou a aplicação das doses na tarde da segunda-feira (14) em todas as unidades básicas de saúde.

Segundo a prefeitura, o número de doses enviadas corresponde a apenas 20% da demanda do município, então o estoque deve se esgotar em cerca de dois ou três dias.

Já para Taubaté foram enviadas 800 doses da vacina pentavalente. As vacinas foram distribuídas para as unidades de saúde que possuem sala de vacinação.

Segundo a prefeitura, a aplicação das doses também começaram nea segunda-feira, dentro do esquema de funcionamento de cada unidade. A quantidade equivale a cerca de 65% da grade mensal.

Jacareí recebeu apenas 200 doses da vacina, que serão disponibilizadas nas unidades de saúde. Na segunda, as Unidades de Saúde do Cidade Salvador, Parque Santo Antônio, Jardim das Indústrias e Santa Cruz dos Lázaros retomaram a vacinação pentavalente.
Pindamonhangaba recebeu 160 doses na quinta-feira. Segundo a prefeitura, a remessa deve durar poucos dias. Caçapava recebeu 300 doses da vacina e já distribuiu aos postos de saúde para vacinação.

ABASTECIMENTO IRREGULAR
O abastecimento da vacina pentavalente está irregular desde julho, segundo o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, um lote importado da vacina foi reprovado em testes de qualidade. Por isso, as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas e foi solicitada a reposição.

A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir de novembro. “Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, entre os meses de agosto e novembro, para vaciná-las”, afirmou o ministério em nota.

Já a Secretaria Estadual de Saúde informou que apenas redistribui para os municípios, à medida que os lotes chegam ao Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *