Novena abre nesta quinta programação da Festa da Padroeira em Aparecida

Expectativa da basílica é receber 400 mil pessoas até o dia 12. Período é de renovação da fé e revisão da missão da igreja.

Os próximos nove dias serão de oração e vigília no Santuário Nacional de Aparecida – maior templo católico do país. A novena marca o início, nesta quinta-feira (3), das celebrações em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida. A expectativa da basílica é receber 400 mil pessoas até o dia 12. (veja a programação abaixo).

O tema da Festa da Padroeira deste ano é “Maria escolhidos e enviados em missão!”. A igreja vai trabalhar, por meio de textos, orações e alegorias, a ação e a importância das missões para os católicos.

“A grande preocupação é que a igreja não seja apenas um lugar de consumo, mas que a pessoa que participa tenha a consciência de que saindo da igreja ela tem uma missão de ponto de vista ético, moral e de honestidade. Uma missão a cumprir, e se comporte assim na sociedade, na família e no trabalho”, disse o padre José Ulysses da Silva, porta-voz da novena 2019.

Segundo o padre, o Papa Francisco convocou a todos para renovar e rever a função da igreja nos temas ligados à Amazônia. Sendo assim, a novena também vai abordar essa preocupação.

“Nos últimos dias de novena, o tema vai conduzindo para a questão da Amazônia. A novena acaba fazendo ecoar essa preocupação de como podemos renovar a presença da igreja na Amazônia, e preservar o ministério da vida, seja dos povos que habitam lá, como da fauna e flora”, explicou.
Durante a novena serão celebradas 46 missas, diariamente, a partir da 5h. No sábado (12) haverá a reza do terço, carreata, passeio ciclístico, vigília e outras atividades.

Para o padre a comemoração vai além da religião, é um marco cultural para os fiéis. “Se levar em conta a devoção e cultura religiosa, [o dia 12] é uma data e uma festa significativa para todos aqueles que são católicos, que concentra a atenção e a devoção em Nossa Senhora. Essa data é quase que uma identidade nacional dos católicos”, concluiu o religioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *