Alimentos que podem melhorar a imunidade

Saiba quais alimentos podem deixar a imunidade em alta e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

O sistema imune é responsável por proteger o nosso organismo contra doenças. Sejam elas causadas por processos internos ou externos ao corpo, a maquinaria imunológica garante que o organismo funcione corretamente, livre de problemas.

Apesar do processo de defesa ser natural ao organismo, é possível tomar algumas atitudes para que sua ação seja potencializada, promovendo ainda mais saúde e longevidade.

Dentre tais atitudes, ter uma alimentação rica em elementos essenciais e livre de exageros pode melhor a imunidade maneira significativa, deixando os componentes imunológicos agirem como verdadeiros guardiões.

Para melhorar sua qualidade de vida, que tal conferir os principais alimentos que podem melhorar a imunidade?

Pronta para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura do artigo na íntegra!

ALIMENTOS PARA POTENCIALIZAR A IMUNIDADE
Para que você possa potencializar sua imunidade e deixar o corpo mais preparado contra doenças, preparamos uma lista com os alimentos mais indicados para tais funções.
Vamos lá?

1. Sementes oleaginosas
Você já deve ter ouvido falar que as sementes oleaginosas, ricas em gordura boa, são benéficas para a saúde, certo?
Quando o assunto é manter a imunidade em alta, então, nem se fale!
Ricas em Zinco e vitamina E, as oleaginosas alavancam o sistema imune e podem ser incluídas na alimentação diária com bastante facilidade.
Dentre as queridinhas, temos as nozes, castanhas, pistache e amêndoas.
Procure substituir as gorduras trans por esses verdadeiros remédios, sentindo seus benefícios “na pele”.

2. Salmão
O salmão é uma fonte rica em proteínas, sendo uma carne bem magrinha e excelente para a maioria das dietas.
Graças ao ômega 3 presente em sua composição, ele reduz os processos de inflamação corporais, sobretudo no sistema cardiovascular – deixando o organismo ainda mais forte e com a imunidade lá em cima!
Apesar desse alimento não ser muito disseminado em nossa cultura, aproveite para incluir pelo menos uma porção semanal em sua dieta, abusando de seus benefícios.

3. Gengibre
Mesmo que não agrade a todos os gostos com seu sabor exótico, essa especiaria é excelente para auxiliar nos processos imunológicos.
Rica em vitaminas (principalmente C e B6), não é a toa que o gengibre está presente na maioria dos tratamentos antigripais e respiratórios, funcionando com ação bacteriana incrível.

4. Iogurte natural
Além de ser excelente para o processo de emagrecimento, o iogurte natural trás mais benefícios para a saúde do que possamos imaginar!
Com sua composição abundante em probióticos, o iogurte é capaz de recompor a flora intestinal, que atua firmemente na defesa do organismo, deixando o intestino pronto e bem regulado para sua ação.

5. Alho e cebola
Muito utilizados como temperos naturais, o alho e a cebola deixam os pratos deliciosos e saudáveis.
O alho é composto por uma série de vitaminas e promove uma melhora no quadro imunológico. Ele costuma ser bastante indicado para casos de tosses e infecções nas vias respiratórias.
Já a cebola, que é rica em alicina (assim como o alho), é um potente antifúngico e antibacteriano, além de ser efetivo contra parasitas, vírus e inflamações do organismo.
Você já ouviu falar que antigamente as pessoas curavam alguns tipos de feridas com cebola? Pois então, agora entendemos o motivo…
Além disso, ela é excelente para tratar problemas respiratórios (como gripes) e até prevenir alguns tipos de câncer – mas lembre sempre de seguir as indicações do médico, principalmente em casos sérios.

6. Tomate
Com composição abundante em licopenos – potentes antioxidantes, o tomate está na lista dos alimentos mais indicados para aumentar a imunidade.
Seus antioxidantes são capazes de diminuir os radicais livres do organismo, um dos principais vilões de condições patológicas e do envelhecimento precoce, tendo como resultado uma imunidade ainda mais potente.

7. Cogumelos
Assim como o tomate, os cogumelos também têm altas taxas de antioxidantes, apresentando Selênio em sua composição.
Com isso, eles melhoram a imunidade e contribuem para a cicatrização do organismo.
Para aumentar os pontos positivos, existem várias versões desse tipo de alimento, sendo o champignon aquela mais conhecida.
O shitake também é uma versão bem difundida, que tem sido cada vez mais prescrito dentro da nutrição.
Além de possuir os benefícios comuns aos outros tipos de cogumelos, o shitake tem lentinana, um nutriente que estimula a síntese de células responsáveis pelo processo de defesa, como linfócitos e macrófagos, sendo ainda mais interessante nesse assunto.

8. Lichia
Que tal turbinar seu sistema imunológico com uma deliciosa porção de lichia?
Composta por vitamina C, a lichia é excelente para turbinar a imunidade e por reduzir processos inflamatórios do organismo.

9. Frutas cítricas
Há muito tempo as frutas cítricas são muito bem-vindas para promover saúde. Seja para prevenir doenças cardiovasculares ou vários tipos de câncer, tais frutas são potentes fontes de vitamina C, fibras e importantes antioxidantes.
Aquelas mais recomendadas são: acerola, limão e a famosa laranja.

10. Vegetais verde-escuros
Não é à toa que o personagem Popeye consumia espinafre!
Por fazer parte do grupo de vegetais verde-escuros, alimentos como o espinafre, brócolis e couve são fontes naturais de vitamina e ácido fólico.
Seus nutrientes participam do ciclo celular em células imunes, fazendo com que o corpo se torne ainda mais resistente à infecções.
De maneira ainda mais positiva, o ácido fólico é essencial para a síntese de glóbulos brancos, células que serão muito importantes para defender o organismo contra patógenos.
Outros aspectos importantes
A alimentação não serve apenas para nos manter nutridos e com energia suficiente para as atividades do dia a dia.

Fonte direta de nutrientes naturais e essenciais, ela é capaz de beneficiar toda a saúde, principalmente quando o assunto é manter a imunidade em dia.

O controle da imunidade nos faz mais resistentes a doenças e contribui para a saúde de maneira gritante. Por esse motivo, optar por alimentos que melhoram a imunidade é uma ótima opção para promover saúde e prevenir complicações.

Que tal incluir os alimentos da nossa listinha em sua rotina? Com certeza a saúde agradece, a curto e longo prazo!

(https://br.aescare.com/search?near=2869)

(Crédito da imagem: writtt.com)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *