TCE faz fiscalização do fornecimento de medicação na RMVale

Ao todo, 13 municípios do Vale do Paraíba foram fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Em uma ação coordenada, o TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou fiscalização surpresa para vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em 13 municípios da RMVale. Outros 208 municípios do estado foram fiscalizados.
A ação, realizada em hospitais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), farmácias e almoxarifados -, foi executada ‘in loco’ na terça feira (27) por agentes de fiscalização do TCE nas cidades de Areias, Bananal, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cunha, Lorena, Pindamonhangaba, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal , São Bento do Sapucaí. São José dos Campos, São Luís do Paraitinga e Taubaté.
Durante seis horas de operação, foram vistoriados itens como o acondicionamento dos medicamentos; as condições de controle no armazenamento e na distribuição dos remédios – inclusive àqueles que são entregues por meio de processos judiciais.
Inicialmente, a fiscalização apurou irregularidades como remédios fora do prazo de validade, ausência de farmacêutico técnico, extintores de incêndio vencidos, condições de armazenamento inadequadas e locais com problemas de infraestrutura.
Foram encontrados remédios de uso controlado guardados sem medidas de segurança, caixas de medicamentos em contato direto com o solo, paredes com mofo e umidade, refrigeradores sendo utilizados com finalidades diversas ao armazenamento.
“A partir da ação, será possível traçar um mapa da situação dos almoxarifados de saúde no Estado. O objetivo é que os responsáveis tomem conhecimento e possam corrigir falhas e irregularidades”, justificou o Presidente do TCE, Antonio Roque Citadini.
Todos os dados coletados e situações de irregularidade registradas foram apresentados no site do TCE.

(Fonte: OVale)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *