Defesa do ex-goleiro Edinho pede à Justiça progressão do detento ao regime aberto

Intenção é que o filho de Pelé, preso em Tremembé (SP), cumpra o restante da pena em liberdade. Pedido é do último dia 2 e MP quer exame criminológico.

A defesa do ex-goleiro Edison Cholbi Nascimento, filho de Pelé, entrou com pedido de progressão para o regime aberto. Ele está preso na penitenciária 2 de Tremembé (SP) por lavagem de dinheiro e associação ao tráfico. Se concedido o benefício, ele cumprirá o restante da pena em liberdade. Não há prazo para julgamento do processo pela Vara de Execuções Criminais (VEC).

No pedido, a defesa dele, representada pelo advogado Eugênio Balliano Malavasi, aponta que ele já cumpriu o lapso temporal necessário na prisão para ser promovido ao regime mais brando. O Ministério se manifestou contrário à progressão. (leia mais abaixo)

Edinho tem condenação, após redução de pena em fevereiro de 2017, de 12 anos e 11 meses de reclusão. O ex-goleiro foi para o regime semiaberto em 6 junho de 2018.

O documento anexo ao processo aponta que a data base para possibilidade de regime aberto era 13 de outubro deste ano. “Mas, se considerados 90 dias remidos como pena cumprida, o lapso antecede para 13 de julho”, consta informação no anexo enviado pelo advogado à Justiça.

Esse abatimento de três meses é resultado do trabalho de Edinho dentro e fora do presídio. A solicitação de progressão considera também que o detento tem comportamento carcerário avaliado como bom pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Se for para o regime aberto, o ex-goleiro poderá deixar a prisão para viver em liberdade desde que tenha endereço fixo, trabalho e compareça em datas determinadas pela Justiça na Vara de Execuções Criminais (VEC).

O MP se manifestou contrariamente ao pedido de Edinho e quer que ele seja submetido a exame criminológico antes da decisão, além de questionar o cálculo de cumprimento do lapso temporal.

Para o advogado Eugênio Malavasi, o cálculo do Departamento de Execuções Criminais (Decrim) mostra que já foi cumprido o lapso para o benefício.

Histórico

O ex-goleiro começou a cumprir pena em 2005, mas deixou a prisão quatro vezes durante o período.

Ele foi solto a primeira vez por habeas corpus e também obteve decisão que permitiu que ele respondesse ao processo, por um período, em liberdade. A última vez que Edinho voltou para a prisão em Tremembé foi em fevereiro de 2017, onde está até hoje.

Em fevereiro do ano passado, ele teve um habeas corpus negadopelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *