Frente fria causa chuva após um mês de estiagem no Vale do Paraíba

Chegada da frente fria também deve derrubar as temperaturas nos próximos dias. Segundo Cptec, chuva deve persistir até sexta, atingindo de forma intensa o Litoral Norte.

A quinta-feira (4) foi chuvosa depois de um mês de estiagem no Vale do Paraíba. De acordo com o levantamento do Cptec/Inpe, a última chuva na região havia sido no dia 4 de junho. Além da chuva, a frente fria também deve provocar queda nas temperaturas nos próximos dias.

O inverno começou no dia 21 de junho, mas os termômetros não passaram perto das baixas temperaturas, características da região, registrando máximas entre os 25°C e 28°C. As temperaturas mais elevadas do que o comum para a estação acentuaram o tempo seco, característico do inverno, levando a região toda a 30 dias ininterruptos de estiagem.

A mudança no tempo era esperada para a quinta-feira (4), para quando foram anunciadas baixas. A chuva marca a chegada da frente fria, mas a queda na temperatura ainda não foi tão brusca: os termômetros registraram em Campos do Jordão, por exemplo, 15 °C.

De acordo com o meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Diogo Arcego, a nebulosidade não deixou que as mínimas caíssem, mas a persistência da chuva é que garante a queda na temperatura até o fim de semana.
“A chuva vai se intensificar e há um alerta para o volume no litoral norte. Essa chuva constante vai seguir até a tarde de sexta-feira e então vai derrubar as mínimas para o fim de semana”.

INVERNO MAIS QUENTE
Apesar do frio, no geral, os moradores da região vivenciam um inverno ligeiramente mais quente e com menos dias de temperaturas baixas do que o de 2018. O motivo é a influência do fenômeno El Niño, que aquece as águas oceânicas provocando temperaturas mais elevadas no continente.

No último inverno o Vale do Paraíba registrou média máxima de 23 ºC e a média mínima de 12 ºC. As informações são do Cptec. Nos primeiros dias da estação neste ano, as temperaturas ficaram, todas as tardes, em torno dos 30 ºC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *