Cadastro Único é porta de entrada para Programas Sociais do Governo Federal

Saiba quem pode se cadastrar e quais os principais benefícios.

Cadastro Único é porta de entrada para Programas Sociais do Governo Federal

Com a finalidade de identificar as famílias de baixa renda e caracterizar a realidade socioeconômica da população, o Governo Federal utiliza uma ferramenta denominada Cadastro Único. Podem se cadastrar as famílias que possuem renda mensal total de até três salários mínimos ou com renda maior, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo. Pessoas que moram sozinhas ou vivem em situação de rua também podem ser cadastradas.

Os principais benefícios incluem a participação no Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros como a isenção da taxa de inscrição de concursos públicos. A atualização de 2 em 2 anos ou se houver alteração de renda, endereço, composição familiar e escola é uma das condicionalidades da assistência. Além disso, beneficiários do Programa Bolsa Família devem cumprir condicionalidades da educação e saúde.

Para se cadastrar, uma pessoa deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) portando o RG, CPF, carteira de trabalho, holerite atualizado dos membros adultos e comprovante de matrícula e certidão de nascimento das crianças da família, além disso deve levar o comprovante de residência. O responsável familiar que fornece as informações deve ter pelo menos 16 anos e ser preferencialmente mulher.

A cidade de Cruzeiro possui o CRAS Leste na rua Eurides Martins de Souza Rocha, 380, no bairro Nova Cruzeiro. O CRAS Oeste na rua Sete de Setembro, 440, Vila Paulista e na região central o atendimento é feito na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Jorge Tibiriçá, 858. Para maiores informações, os munícipes podem entrar em contato pelo telefone 3211-8012.

Fonte: RC Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *