Protestos afetam transporte coletivo em Taubaté, São José dos Campos e Jacareí

Ônibus passaram a circular parcialmente em São José e Jacareí a partir das 8h nesta sexta (14). Em Taubaté coletivos tinham paralisação total. Transporte intermunicipal opera parcialmente. Metalúrgicos também protestam.

O transporte público opera parcialmente na manhã desta sexta-feira (14) em São José dos Campos e Jacareí e segue suspenso em Taubaté, no dia em sindicatos organizam paralisações contra a reforma da Previdência. Já o transporte intermunicipal opera parcialmente.

ÔNIBUS MUNICIPAIS ATÉ AS 8H20
• São José dos Campos: A partir das 8h teve início a circulação de 30% da frota de cada uma das três empresas que operam o transporte público na cidade
• Taubaté: paralisado
• Jacareí: circulação de 30% da frota a partir das 8h.

No início da manhã, o Sindicato dos Condutores realizou assembleias nas garagens das empresas para mobilizar a paralisação. Em São José dos Campos, os ônibus do transporte coletivo começaram a sair da garagem após acordo entre sindicato e empresas.

Segundo a prefeitura, o sindicato descumpre uma determinação judicial para que ao menos parte da frota opere nesta sexta-feira. A administração informou que está tomando as medidas necessárias para garantir os serviços à população.

Ainda na cidade, a Polícia Militar registrou um incêndio em um ônibus na manhã desta sexta-feira no Jardim Santa Inês I. O veículo operava serviço fretado. As chamas foram controladas e ninguém ficou ferido.
Com a falta de ônibus, no início da manhã muitos moradores usaram carros e o trânsito ficou intenso em diversos pontos da cidade.

Em Taubaté, os trabalhadores também aderiram ao movimento e não saíram para o início da operação, que começa às 5h. O transporte coletivo é operado pela ABC Transportes em Taubaté. Os veículos do transporte complementar de Taubaté (Tctau) circulam normalmente nas linhas que operam.

Em nota, a prefeitura informou que havia sido notificada da decisão de paralisação e que havia um acordo com a entidade para que 30% da frota operasse. Além disso, a gestão autorizou taxistas a atuarem em esquema de lotação nos pontos de ônibus para atender à demanda.

Os ônibus também não circulam no início da manhã desta sexta-feira em Jacareí (SP). Os trabalhadores se reuniram na frente da garagem da JTU, que opera o serviço, e decidiram não circular nesta sexta.

Ainda em Jacareí, um micro-ônibus da JTU foi incendiado durante a madrugada. O veículo estava em frente à casa de um motorista da empresa no bairro Nova Jacareí e foi consumido pelas chamas.

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
Os motoristas da Pássaro Marrom, que faz o transporte intermunicipal, também aderiram ao movimento. A circulação dos ônibus é parcial, pois a categoria mantém apenas 30% da frota em operação para cumprir determinação judicial.

FLORIANO
Na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), a pista ficou interditada por cerca de 30 minutos a partir das 7h30 porque manifestantes colocaram fogo em pneus, bloqueando a pista na altura do km 13, em Tremembé.

Às 8h30 o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já havia feito a limpeza e liberação do local. Os manifestantes são moradores do bairro Flor do Campo e protestaram contra a reforma da previdência e reivindicaram melhorias e divisão de terra.

PROTESTO DE METALÚRGICOS
As centrais sindicais também realizam atos próximo à empresas em São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba.

Em São José dos Campos, foram registrados manifestações em frente à General Motors, Johnson & Johnson e na Refinaria Henrique Lage (Revap), ambas em São José dos Campos.
Na GM, os cerca de três mil trabalhadores do 1° turno deveriam entrar para o trabalho por volta das 5h50 e só entraram para o trabalho por volta das 8h após assembleia.

A Polícia Militar também registrou uma ocorrência em Eugênio de Mello. Manifestantes atearam fogo em pneus no acesso à Ericsson. As chamas foram apagadas e o trecho liberado.

Em Jacareí, há manifestação no entorno da Heineken. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os manifestantes atearam fogo no acesso à empresa. Também há registro de protesto na estrada velha, que liga Jacareí à Guararema – o ato é feito por integrantes da ocupação Coração Valente.
Os trabalhadores também fazem paralisações nas empresas de Taubaté. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, não há produção na Volkswagen e Ford nesta sexta-feira – em ambas, poucos metalúrgicos chegaram a ir até as fábricas, mas não entraram.

Também há paralisação em 30 empresas no distrito do Piracanguaguá, como Autoliv e Gestamp, e também no distrito do Una.

O Sindicato dos Metalúrgicos também informou que há atos em nove fábricas de Pindamonhangaba, entre elas a Novelis.

(G1).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *