Marinha emite alerta de ciclone e ondas de 3 metros no litoral

Há previsão de mar grosso, com altura de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar até o dia 20 à noite e entre 3,0 a 3,5 metros com possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre São Sebastião e Arraial do Cabo (RJ), com ondas chegando a 2,5 metros

A Marinha do Brasil, emitiu um alerta sobre a previsão de formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, entre a costa do estado do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, em alto-mar, a partir da noite do domingo (19).
O ciclone poderá ser classificado como uma Depressão Subtropical e, caso a intensidade dos ventos observados venha a superar 63 km/h, o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical “Jaguar”.
A nomenclatura será oficialmente estabelecida por meio de Aviso Especial publicado no site do CHM. O fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 27ºC e 29ºC, portanto, acima de sua média climatológica para o mês.
São esperados ventos fortes, podendo atingir 102 km/h em alto-mar e 61 km/h junto à costa, nas proximidades do litoral norte do Rio de Janeiro, até segunda-feira (20).
Há previsão de mar grosso, com altura de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar até o dia 20 à noite e entre 3,0 a 3,5 metros com possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre São Sebastião e Arraial do Cabo (RJ), com ondas chegando a 2,5 metros.
A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.
A Marinha do Brasil, o INMET e o CPTEC/INPE acompanharão a formação e a atuação desse sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: www.marinha.mil.br/chm/, www.inmet.gov.br/portal/ e www.cptec.inpe.br.
A Marinha alerta aos navegantes que consultem as informações antes de irem para o mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *