Tradição Cruzeirense: Bar do Capixaba completa 40 anos

Texto por: Mário Cypriano

Estabelecimento tradicional em Cruzeiro-SP comemora 40 anos ininterruptos em 2019

De terça a sábado, quando o comércio abre pela manhã, as praças do centro da cidade de Cruzeiro começam a ganhar movimento dos moradores que saem para trabalhar, comprar jornais e tomar o café da manhã. Um dos estabelecimentos mais antigos é o Bar do Capixaba, que completa 40 anos em novembro.

O balcão de um dos bares mais tradicionais de Cruzeiro – Foto: Mário Cypriano

Em 1979, o Sr. Jonas Moraes comprou o comércio, que antes era chamado de Bar e Sorveteria Americana, e passou a ser chamado de Bar do Capixaba, por conta do local de origem do novo dono. Alguns anos depois, o filho Jonacir Moraes passou a cuidar do negócio da família, reformando o bar. De lá para cá, conquistou clientes dos mais variados, oferecendo um serviço de qualidade, além do carisma do proprietário. Quem não gosta de entrar no bar e ouvir: “Oh, nobreza! Que prazer!”

O bar atrai frequentadores novos sem perder os antigos. Dorindo dos Santos Oliveira, 82 anos, antigo dono do extinto Bar do Manoel conta que tomar um café no Bar do Capixaba pela manhã era um prazer. Conversava com os colegas e amigos que encontrava, lia um pouco do jornal e filosofava com o dono, Jonacir. Hoje, não frequenta tanto quanto gostaria por conta de um problema nas pernas.

Jonacir relembra o início do bar com o primeiro livro caixa do seu pai – Foto: Mário Cypriano

Quem tiver a curiosidade de comer um aperitivo no Capixaba, o endereço é Av. Jorge Tibiriçá, 726, Centro, Cruzeiro – SP. O bar funciona de terça à sexta, das 10h às 22h, e nos sábados, das 10h às 16h. O telefone para contato é (12) 3144-6940.

Comida de Boteco

O Bar do Capixaba oferece várias opções da “comida de boteco”. O carro chefe é o torresmo, além de oferecerem rabada, carne seca com batatas, língua de boi, mocotó, caldo de feijão, calabresa, entre outros aperitivos. O grande destaque é a cachaça artesanal Oráculo, produzida pelo Seu Jonas e pelo próprio Jonacir. Assim como o estabelecimento, a cachaça também é um negócio de pai e filho.

Oráculo, a cachaça artesanal da Família Moraes – Foto: Mário Cypriano

Capixaba e outros bares

A cultura dos bares remete aos tempos remotos, onde, segundo o escritor e jornalista José Francisco Botelho em sua análise sobre o mito de dionísio presente no ser humano, o homem encontrava em si a liberdade ao beber com as pessoas próximas e ser quem realmente é em um local sem críticas ou julgamentos.

Edir Rodrigues de Souza Neto, funcionário do Bar do Capixaba há 8 anos, confirma a teoria quando comenta ser o melhor emprego que já teve. Filho de comerciantes, atuou em comércios desde pequeno e disse trabalhar no bar por amor, pois, hoje em dia há poucos lugares onde se pode conhecer histórias, notícias, ouvir causos, debater e, segundo ele, aprender a viver enquanto trabalha.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *