Economia fecha 1.672 empregos formais em março na região

O desempenho regional em março acompanhou os indicadores nacionais. Das cinco cidades que mais demitiram que contrataram, quatro são litorâneas.

A economia fechou 1.672 empregos com carteira assinada em março deste ano, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério da Economia. Em março do ano passado, o saldo foi de 1.328 postos criados.

O saldo negativo do mês passado praticamente sobrepõe o indicador no mês anterior, quando as cidades do Vale do Paraíba e a região bragantina geraram 1.954 vagas de trabalho. No trimestre, o saldo é de 247 postos de trabalho fechados.

O desempenho regional em março acompanhou os indicadores nacionais. O Brasil perdeu em março 43 mil vagas, no primeiro desempenho resultado negativo do ano.

Em março, as cidades que mais perderam postos de trabalho com carteira assinada foram as litorâneas. Das cinco que mais fecharam vagas, as quatro do litoral norte figuram – principalmente como resultado do fim da temporada e dispensa dos contratados para o período.

Ubatuba fechou 396 vagas; Caraguatatuba, 289; São Sebastião, 228; e Ilhabela, 196. Além delas, São José dos Campos, maior cidade da região, perdeu 340 postos de trabalho em março.

Também tiveram desempenho negativo Bragança Paulista (-168); Lorena (-79), Aparecida (-67), Campos do Jordão (-59). Caçapava (-46), Taubaté (-44); São Luiz do Paraitinga (-42); Jacareí (-25), Cruzeiro (-17), São Bento do Sapucaí (-16), Santa Branca (-12); Joanópolis (-12); Guaratinguetá (-12); Cunha (-6); Bom Jesus dos Perdões (-6) e Cachoeira Paulista (-1).

POSITIVO
Das 10 cidades que geraram empregos em março na região, a recordista foi Pindamonhangaba, com 150 postos com carteira assinada; seguida por Piracaia, com 49 e; Atibaia e Nazaré Paulista, cada uma com 43 vagas.

Em Pinda, na terça-feira (23), uma multidão formou fila por 58 vagas de trabalho em um mercado que vai ser inaugurado no próximo mês na cidade. Mais de 700 candidatos compareceram ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), responsável pelo encaminhamento à seleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *