Guaratinguetá quer captar R$ 6 milhões para reformar prédio do antigo teatro

Autorização para obras no imóvel do século 19 foi dada pelo Condephaat na última segunda (11). Local está fechado desde 2016.

A Prefeitura de Guaratinguetá quer captar R$ 6 milhões para reformar o antigo teatro Carlos Gomes e retomar o uso cultural do imóvel no Centro da cidade. A autorização para obras no prédio do século 19 foi dada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) na última segunda-feira (11).

O projeto prevê o restauro para que o imóvel passe a funcionar como um centro cultural. As características arquitetônicas do prédio serão mantidas. Além da reforma será construído um anexo, com receptivo e áreas de suporte, que será acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

A secretária de cultura de Guará, Aline Damásio, explica que a partir da aprovação do Condephaat a administração tem outros desafios para concluir a reforma. “Precisávamos da aprovação do conselho para poder seguir com a proposta da obra. Entendo que o maior desafio agora é a captação desta verba. Sondamos empresas daqui, tanto do Vale, quanto de fora e agora dependemos das negociações com uma ou mais companhias”, explica.

A gestão estuda projetos de captação tanto via Lei Rouanet, do governo federal, quanto pelo ProAc, do governo estadual. Não há prazo estabelecido para início das obras.

Patrimônio

Inaugurado em 1º de março de 1894, o imóvel deixou de ser usado como teatro no final da década de 1920, com a crise cafeeira. Segundo o Condephaat, a partir de 1929 o prédio foi adaptado para o funcionamento da Escola de Farmácia e Odontologia, que funcionou até 1933.

O imóvel passou a ser usado para abrigar a prefeitura e este uso durou até 2013. Em 2016 o prédio foi interditado para uso porque apresentava risco.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *