Pesquisadores do Inpe ganham prêmio por app de alerta sobre chuva

App SOS Chuva conquistou 1º lugar no prêmio Péter Murányi. Projeto também teve participantes da USP e Unicamp.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos, ganharam um prêmio pelo desenvolvimento de um aplicativo de alerta de chuva. O projeto, feito em parceria com integrantes da Universidade São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp) ficou em primeiro lugar entre os 140 participantes do prêmio Péter Murányi.

O APP SOS Chuva fornece informações precisas sobre ocorrências em tempo real, por meio de acesso a radares meteorológicos e informações inseridas na plataforma por usuários que têm o aplicativo no smartphone. A base instalada atual é de 100 mil pessoas.

“Esse aplicativo permite mostrar em tempo real onde está chovendo e qual a intensidade da chuva. É interativo e tem a função de reduzir vulnerabilidade da população a tempestades e raios”, afirmou um dos idealizadores, Luiz Augusto Machado.

Nos menus, os usuários contribuem com informações de forma simples, apenas clicando em ícones que indicam características do temporal. “Esses dados são muito importantes para fazermos pesquisas. Quando cai granizo, por exemplo, é difícil saber se não for pelo relato de moradores da área ou pela mídia”, explica Machado.

O aplicativo começou a ser desenvolvido em 2015 e foi lançado oficialmente em 2018. Ele foi feito por oito pesquisadores, sendo cinco do Inpe, dois da USP e um da Unicamp.

O prêmio para o primeiro grupo foi de R$ 200 mil e a cerimônia de entrega será em abril.

PREMIAÇÃO
A Fundação Péter Murányi e o seu prêmio tem como objetivo promover, anualmente, a concessão de prêmio destinado a pessoa física, que tenha se destacado na descoberta ou progresso científico, que beneficie o desenvolvimento e bem estar da população.
O vencedor foi escolhido por um júri, com cerca de 50 participantes, composto por representantes da academia, cientistas, pesquisadores e membros da sociedade.

(G1 Vale do Paraíba e Região).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *