Lagoinha vai ter nova eleição para prefeito e vice em março

Presidente da Câmara ocupa o cargo desde dezembro, quando a Justiça Eleitoral mandou Claudio Henrique da Silva ‘Zizo'(MDB) e Francisco Diogo de Carvalho (PSD) deixarem os cargos. Eles são acusados de abuso de poder econômico.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) marcou para o dia 17 de março uma nova eleição para a escolha do prefeito e vice em Lagoinha (SP). O cargo é ocupado, desde dezembrode 2018, pelo presidente da Câmara. Isso porque o prefeito Claudio Henrique da Silva ‘Zizo’ (MDB), e o vice, Francisco Diogo de Carvalho (PSD), tiveram os mandatos cassados por abuso de poder econômico.

De acordo com o tribunal, as convenções para a escolha dos candidatos ao pleito e a formação de coligações serão feitas no período de 7 a 12 de fevereiro.

Já o requerimento de registro de candidatura pelos partidos políticos e coligações no Cartório Eleitoral encerra no dia 15 de fevereiro. A partir do dia 16 estão liberadas as campanhas na cidade.

Os novos prefeitos, que deverão ser diplomados até 22 de abril, cumprirão mandato até 31 de dezembro de 2020.

Histórico

Lagoinha (SP) trocou três vezes de prefeito entre dezembro do ano passado e 9 de janeiro deste ano. O cargo atualmente é ocupado presidente da Câmara, Miro da Farmácia (PR).

As mudanças começaram depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão de agosto de 2018, que cassava os mandatos do prefeito e vice por abuso de poder econômico.Eles negam a acusação e recorreram da decisão na época – no entanto, uma nova decisão obrigou no dia 21 de dezembro os dois políticos a deixarem os cargos.

Antes de Miro da Farmácia assumiu a prefeitua, ficou no cargo o ex-presidente da Câmara, vereador João Evangelista Souza ‘Babá’ (PV). Com a troca de presidência do legislativo, a prefeitura também trocou de comando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *