Substitutos do açúcar podem não ajudar tanto na perda de peso e na saúde

Revisão dos estudos produzidos até hoje sugere que resultados são inconclusivos

São Paulo – Os substitutos do açúcar são amplamente comercializados há anos como grandes aliados na perda de peso e melhoria dos índices de saúde. Sejam artificiais, como o aspartame e a sacarina, ou naturais, como a estévia, seu uso é associado à adição de pouca ou nenhuma caloria à dieta, o que automaticamente traria benefícios ao organismo. Uma nova pesquisa, porém, sugere que talvez seja cedo demais para tirar essas conclusões.

Publicado na última quarta-feira (2), o estudo de revisão conduzido por pesquisadores europeus fez uma ampla avaliação das pesquisas produzidas até hoje sobre os benefícios dos substitutos do açúcar. A conclusão é que não há “evidências convincentes” de benefícios importantes para a saúde e perda de peso no uso dos produtos.

Durante a revisão, a equipe considerou uma série de indicadores de saúde, incluindo peso corporal, índice de massa corporal (IMC), níveis de açúcar no sangue, comportamento alimentar, doenças cardíacas e câncer, segundo o site LiveScience.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *