Litoral Norte terá fogos sem estampido neste Réveillon

Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba anunciaram a medida para a virada do ano; cidades devem receber mais de um milhão de pessoas para feriado.

Pela primeira vez, as quatro cidades que integram o litoral norte do Estado de São Paulo devem realizar a virada do ano com fogos sem estampido.
A medida, que é lei municipal em Ilhabela e Ubatuba, tem como objetivo reduzir os danos causados pelo barulho emitido pelos tradicionais fogos de artifício, que podem resultar em danos irreversíveis aos animais, às pessoas e ao ambiente.

Em Caraguatatuba, essa será a primeira vez que os fogos silenciosos devem ser utilizados. Os espetáculos terão entre 10 a 15 minutos e devem ocorrer em seis pontos diferentes: Nas praias do Porto Novo, Indaiá, Centro, Martim de Sá, Massaguaçu e nos Mirantes da Orla, no Camaroeiro.
Já em Ilhabela, onde há lei que proíbe os fogos convencionais, essa será a segunda vez que os fogos sem estampido serão utilizados. As festas acontecem na Praia Grande, no Perequê e na Vila (Centro Histórico).

Em Ubatuba, a lei contra os fogos que causem poluição sonora foi regulamentada em dezembro de 2017. Na cidade, os shows pirotécnicos ocorrem na Praça de Eventos da região central e na Praia da Maranduba.

Na cidade de São Sebastião, os vereadores chegaram a aprovar a lei que proíbe a venda e comercialização dos fogos com estampido no município, posteriormente vetada pelo prefeito Aguilar Júnior. Mesmo assim, o show pirotécnico silencioso foi medida confirmada para o evento deste ano. Na cidade, a queima de fogos ocorre na Enseada, no Arrastão, na Rua da Praia, em Barequeçaba, na Praia de Maresias, Boiçucanga e na Barra do Una.

Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela devem receber, juntas, 1,42 milhão de pessoas para o feriado de Ano Novo. Em Ilhabela, a previsão não foi divulgada pelo arquipélago.

(O Vale).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *