Confab vai demitir 85 funcionários na fábrica de Pindamonhangaba

Desligamentos fazem parte de acordo após queda na demanda por causa do fim de principal projeto da unidade. Também serão aplicados lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) e redução de jornada e salários para parte dos trabalhadores.

A Tenaris Confab vai demitir 85 funcionários da fábrica de Pindamonhangaba (SP). A demissões estão previstas em um acordo da empresa com o sindicato após o fim do principal projeto da unidade. O acordo anda prevê lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho), e redução de jornada e salários para parte dos trabalhadores.

As medidas foram aprovadas pelos trabalhadores em assembleia na segunda-feira (26). De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa apresentou as propostas depois de anunciar um excedente de 350 funcionários na unidade que hoje mantém 1200 trabalhadores.

Segundo o sindicato, mesmo com outras ferramentas para minimizar o impacto da baixa demanda, a empresa manteve a decisão de demissão. A entidade afirmou que 85 funcionários vão ser desligados até a sexta-feira (30). A data dos desligamentos não foi confirmado pela Tenaris Confab.

Além das demissões, vão ser incluídos 176 funcionários em lay-off por períodos que vão variar de três a cinco meses e outros 70 vão ser incluídos no programa de redução de jornada e salário.

A medida deve começar a ser aplicada até o fim de novembro, segundo o sindicato, e segue até março de 2019. Os dias em que vai haver a suspensão da jornada ainda não foram decididos.

Além disso, a empresa ainda vai colocar em férias todos os trabalhadores que estão com o benefício vencido. Isso vai impactar outros 90 trabalhadores da empresa.

A Confab confirma o acordo e alega que houve queda na produção com a baixa no setor de óleo e gás e com o fim de um projeto de exportação, que representava 80% da produção da planta.

(G1 Vale do Paraíba).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *